segunda-feira, 29 de abril de 2013

HOJE, 29/04/2013, ÀS 12:26 H, REGISTRAMOS O MAIOR NÚMERO DE NAVIOS FUNDEADOS - 39 - NA BTS ATÉ O MOMENTO

HOJE REGISTRAMOS UM NÚMERO RECORDE DE NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, 39 AO TODO ÀS 12:34H, GRANELEIROS, PORTA CONTÊINERES, QUÍMICOS, TANQUES, DRAGAS, ETC

OS PORTOS BAIANOS Á EXEMPLO DO QUE SE OBSERVA EM SANTOS E PARANAGUÁ,  SOFRE COM OS GARGALOS OPERACIONAIS QUE LEVAM AO PAGAMENTO  DE SOBREESTADIA OU DEMURRAGE PELO DONO DA CARGA, CONSEQUÊNCIA DO MAIOR TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, RESULTANDO EM PERDA DE COMPETITIVIDADE DO PAÍS EM RELAÇÃO AO MERCADO GLOBAL.

DOS NAVIOS EM ESPERA, A MAIOR PARTE SÃO DE GRANELEIROS PARA EMBARQUE DE SOJA NO PORTO COTEGIPE E DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES NO TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU. EM RELAÇÃO A ESSE ÚLTIMO, TUDO INDICA QUE O BERÇO NORTE ESTÁ INOPERANTE OU INTERDITADO HÁ ALGUM TEMPO, AS CAUSAS NÃO POSSO DEFINIR NESSE INSTANTE.


JOSEMAR

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A PONTE SALVADOR ITAPARICA E O CASUÍSMO - THE SALVADOR ITAPARICA BRIDGE AND CASUISM

TRANSCREVEMOS OUTRO ELUCIDATIVO ARTIGO SOBRE MAIS UMA PRETENSA INTERVENÇÃO ESTRUTURAL A SER REALIZADA NO ESPELHO D'ÁGUA E EM PARTE DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, OU SEJA, A DITA PONTE SALVADOR / ITAPARICA!

JÁ EMITIMOS, NESSE BLOG, CONSIDERAÇÕES DE QUE NÃO SOMOS CONTRÁRIOS A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR/ITAPARICA, ESSA ESTRUTURA É INEVITÁVEL.

MAS POR OUTRO LADO, TUDO DEVE SER INICIADO COM AMPLOS DEBATES NO SEIO DAS COMUNIDADES ENVOLVIDAS, COM ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA E PROJETOS CONFIÁVEIS, ALÉM DE LICITAÇÃO COM CARÁTER INTERNACIONAL. 

ACIMA DE TUDO, NÃO DEVE EXISTIR INTERESSES MAIORES DO QUE AS ESPECIALIDADES HISTÓRICAS, CULTURAIS E NATURAIS DA NOSSA BAÍA, TUDO SOBRE A ÉGIDE DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

SE NÃO FOR DESSA MANEIRA, PODE PARECER QUE O ANÚNCIO DESSA OBRA SEJA APENAS UM FACTÓIDE POLÍTICO OU UM CASUÍSMO.

JOSEMAR 

 
 A GRANDE SALVADOR E A PONTE

POR MANOEL LORENZO, EM 22 DE MARÇO DE 2013
 
O anúncio de que o Governo do Estado iria implantar uma ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica, há pouco mais de um ano, causou um grande alvoroço inicial, particularmente nos círculos técnicos de planejamento urbano e regional, quando muitos profissionais se perguntaram de que buraco (ou colete) havia saído esta ideia. Com efeito, nenhum dos estudos ou planos oficiais, para Salvador ou sua Região Metropolitana, realizados até hoje, jamais cogitou incorporar uma proposta como esta, em nenhum dos horizontes de tempo estudados. Com a aparente má recepção da ideia, imaginou-se que o Governo Estadual  havia recuado, até para melhor fundamentar a proposta,através de algum substancial estudo, mas não é o que acontece. Há cerca de duas semanas o Governo trouxe de volta o assunto, agora anunciando não mais uma ideia, ou possibilidade, mas um fato consumado: o Governo havia contratado pelo valor de R$40 milhões, não somente a realização de estudos que fundamentem esta proposta mas, pasmem os leitores, também os projetos de engenharia. Em outras palavras,o Governo já decidiu construir a ponte, antes mesmo da realização dos estudos que a deveriam justificar e fundamentar.
 
Muitos e de diversa natureza foram os questionamentos levantados contra a ponte até agora: Quanto à Prioridade; Quanto aos Custos; Quanto à necessidade de ampla e aprofundada discussão; Quanto aos conflitos de fluxos veicular e naval e outros detalhes técnicos; Quanto à falta de um mínimo consenso sobre a sua necessidade etc. Cogitou-se até que seria um “factóide”, um truque eleitoreiro. Antes fosse.
 
Neste momento crucial para os destinos de Salvador e de sua Região Metropolitana, os questionamentos centrais a serem focados com urgência são dois. Em primeiro lugara falta de transparência na tomada de decisão de construir a ponte, ou seja, o inexplicável açodamento para a contratação de projetos de engenharia, quando preliminarmente existem tantas coisas a serem conhecidas e discutidas. Suspeita-se, a “boca pequena”, que o objetivo da pressa é dar o velho golpe de criar o fato consumado, para tornar o projeto irreversível. Em casos semelhantes, a utilização de argumentos do tipo “Os estudos já existem”, “Os recursos já estão alocados”, “Os recursos virão da iniciativa privada”, são as mentiras usadas para caracterizar como reacionários ou retrógrados os que se opõem ao autoritarismo de uma decisão deste tipo. Em países desenvolvidos, projetos deste porte passam por longo período de maturação das ideias e os estudos que os fundamentam são discutidos em profundidade, em particular com a comunidade técnica, às vezes por décadas. Em compensação, as obras são realizadas em poucos anos. Porquê no Brasil tem que prevalecer a cultura invertida, de se realizar projetos às pressas, sem discussões, e as obras levarem décadas para serem concluídas?
 
Em segundo lugar, torna-se necessário apresentar a fundamentação técnica deste projeto, pois nunca houve um estudo minimamente sério sobre a necessidade ou a importância dessa ponte. A justificação de quem a defende reside no argumento de que a ponte viabilizaria a expansão urbana de Salvador. Mas quem definiu que esta expansão é necessária?E se for, aconstrução da ponte é a melhor alternativa para proporcionar esta expansão? Existem outras alternativas para a expansão urbana e para a integração metropolitana? Quais são os impactos sociais, econômicos, ambientais e urbanísticos desta realização? Porque e para quem esta expansão urbana é importante?
 
Neste ponto vale a pena recordar o grande “frisson”ocorrido nas áreas técnicas, em meados da década de 70, há cerca de 40 anos, portanto, com a criação das Regiões Metropolitanas no País. Naquela oportunidade havia uma esperança muito grande, e uma crença, de que então seria possível equacionar o desenvolvimento territorial, integrar interesses municipais conflitantes entre sí e às vezes divergentes do próprio interesse Estadual. O Estado da Bahia saiu na frente, realizando uma licitação pública para realização do “Estudo de Uso do Solo e Transportes para a Região Metropolitana de Salvador - EUST”. Era Governador do Estado o Professor Roberto Santos e a CONDER, presidida pelo economista Osmar Sepúlveda, recém-falecido, foi o órgão contratante. Venceu a licitação um consórcio internacional que contou com a participação da empresa inglesa “Colin Buchanan &Partners”, mundialmente famosa em tecnologia de transportes urbanos, uma especialidade muito rara no Brasil, naquela época.

A elaboração do trabalho gerou 21 (Vinte e uma) alternativas de desenvolvimento para a RMS,  que foram “peneiradas”, através de metodologia específica e inédita no Brasil, com a participação não somente dos técnicos do Consórcio, mas também com representantes de órgãos técnicos estaduais e municipais envolvidos com a problemática de Uso do Solo e Transportes na Região Metropolitana. Isto aconteceu em plena ditadura, quando Governadores de Estado e Prefeitos das chamadasáreas de segurança nacional eram simplesmente nomeados. É inacreditável que 40 anos depois, com governos democraticamente eleitos, tenhamos que vivenciar momentos tão autoritários.
 
* Manoel Lorenzo é Urbanista e ex-Secretário de Planejamento nas administrações soteropolitanas comandadas por Manoel Castro e Antonio Imbassahy

"REGASEIFICANDO A BAÍA DE TODOS" - EDUARDO ATHAYDE


APRESENTAMOS O ARTIGO A SEGUIR, ESCRITO  POR EDUARDO ATHAYDE, DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA (ACB) E DO ROTARY BTS, VERSANDO SOBRE O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO PELA PETROBRÁS A 4 QUILÔMETROS A OESTE DA PONTA DE NOSSA SENHORA NA ILHA DOS FRADES.

A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, PELOS SEUS ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS, ARQUEOLÓGICOS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS, APRESENTA-SE COMO UM PATRIMÔNIO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O POVO BAIANO, DEVENDO A SOCIEDADE PARTICIPAR ATIVAMENTE DE DEBATES EM RELAÇÃO A INTERVENÇÕES DESSA ENVERGADURA NA BTS, EM BUSCA DA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO.

PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA" EM 25 DE ABRIL DE 2013.

NO LINK A SEGUIR, VOCÊ PODE CONHECER DETALHES OPERACIONAIS DO TERMINAL EM CONSTRUÇÃO: http://www.brasilportugal.org.br/nacional/noticia/3021,petrobras-anuncia-construcao-do-terminal-de-regaseificacao-da-bahia.html


JOSEMAR


"A quatro quilômetros a Oeste da Ponta de Nossa Senhora, Ilha dos Frades, no centro da Baia de Todos os Santos (BTS), está sendo construído o Terminal de Regaseificação da Petrobras. Dada a sua indiscutível importância econômica, locais apropriados competem para instalação desses terminais. Neste caso específico, contudo, além do aspecto econômico, a concorrência de outros aspectos igualmente relevantes levam a análises complexas e questionam as decisões das licenças dadas pelo Inema/Secretaria de Meio Ambiente.

A obra, em que pese os benefícios de aumento da capacidade de regaseificação do país dos atuais 27 milhões para 41 milhões de m3/dia, numa demanda nacional média de 74,9 milhões de m3 /dia, fere a BTS pelo impacto da localização imprópria, conflitando com o que determina a Lei 9.985/00, regulamentando o artigo 225 da Constituição Federal, e já foi contestada pela Prefeitura de Salvador e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O crescente valor do território molhado da BTS, patrimônio público singular, exige analises refinadas sob outras óticas que, com o mesmo peso, devem incidir sobre a decisão de localização de empreendimentos desta natureza. As dimensões históricas, sociais, culturais, ambientais, paisagísticas, turísticas, marítimas e preservacionistas da localidade, que deveriam pesar na concessão das licenças, pelo visto, não foram devidamente consideradas. O terminal poderá ser transferido para outro lugar da BTS se os aspectos citados – que suscitam embargos de diferentes ordens até últimas instâncias – forem legalmente observados.
  
Aproveitando o "verde", símbolo de sustentabilidade que assume novo status valorizando empresas, a Petrobras, presente em 25 países, inova, apropriando "valores verdes" à sua marca avaliada em R$19,7 bilhões pela Brand Analytics. Além das empresas, cidades e localidades estão valorando suas marcas como nova ferramenta para competir por turistas, recursos e negócios.

Quanto será que vale a marca preservada da "Baía de Todos os Santos", berço da história do Brasil, que confere identidade ao povo da baía – baianos – e ao seu Estado, e será exibida para o mundo com a força da imprensa internacional na Copa de 2014? Mesmo antes de ser valorada, a baía já está sendo prejudicada pelo terminal que, contrastando com a bela paisagem, manterá navios tanques flutuando nas águas centrais da BTS, com a proibição de qualquer outro tipo de uso ou aproximação dentro de um raio de 1,5 quilômetro.

O governo baiano, reconhecendo a BTS como a maior atração turística do Estado e tratando-a com a devida prioridade, pode contratar uma empresa internacional especializada em valoração de marcas para definir o valor da marca "BTS".

Visada também como potencial para o turismo religioso, já que é consagrada a "Todos os Santos", a baía está recebendo outros investimentos. Recentemente a Arquidiocese de Salvador constituiu oficialmente um grupo de trabalho para organizar o projeto de construção de uma imagem de Nossa Senhora, com 32 metros de altura - mesma altura do Cristo Redentor -, na Ponta de Nossa Senhora.

Como o Cristo, principal cartão postal do Brasil, a Nossa Senhora da Baía de Todos os Santos refletirá raios do sol durante o dia, e, à noite, iluminação especial a fará flutuar no mar escuro, sendo vista de todos os cantos da baía. Dirigentes do poderoso clube "Les Plus Belles Baies du Monde" (As Mais Lindas Baias do Mundo), sediado em Paris, que reúne governos, agencias de gestão e editores internacionais que cobrem baías, veem a Salvador para fazer matérias sobre o potencial da BTS, seus cantos, encantos e impactos indesejados.

A presidente Dilma, gestora sensível, que escolheu as águas limpas da BTS para passar o final de ano com a família, de certo não tem conhecimento claro do impacto negativo que o terminal da Petrobras está promovendo no coração da maior baia do Brasil, berço civilizatório do País. Se devidamente informada, tomará providências."

* Eduardo Athayde é diretor da Associação Comercial da Bahia (ACB) e do Rotary BTS.

sábado, 13 de abril de 2013

A BAHIA, E O NOVO MINISTRO DO TRANSPORTE - PARTE 2

CONFORME COMENTÁRIO, NA POSTAGEM ANTERIOR, DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, AS ATRIBUIÇÕES DE PLANEJAMENTO DA GESTÃO PORTUÁRIA NO ÂMBITO DO GOVERNO FEDERAL ESTÃO  SOB COMANDO DA "SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS", PORTANTO FORA DO PODER DE DECISÃO DO SENHOR CÉSAR BORGES, NOVO MINISTRO DOS TRANSPORTES.

O ÂMAGO DA POSTAGEM INICIAL NÃO FOI DISCUTIR A EFICÁCIA DO ORGANOGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, OU SEJA, SE FOI INTELIGENTE CRIAR UMA NOVA ESTRUTURA, COM NOVOS GASTOS, PARA TENTAR FAZER O QUE NÃO FOI FEITO, QUANDO ESSAS ATRIBUIÇÕES, NO PRETÉRITO, ESTAVAM NO BOJO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. ISSO SERÁ ASSUNTO PARA NOVOS DEBATES.

TERMINO AFIRMANDO QUE: "AS DUNAS MUDAM DE LUGAR, MAS SEMPRE ESTÃO NO DESERTO", E DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, A BAHIA CONTA COM O PRESTÍGIO DO NOVO MINISTRO EM AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO COMPLEXO PORTUÁRIO.

A RETIFICAÇÃO FOI REALIZADA.

JOSEMAR 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A BAHIA, E O NOVO MINISTRO DO TRANSPORTE

TEORICAMENTE É UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL, UM ESTADO TER REPRESENTANTES NO MINISTÉRIO DO GOVERNO FEDERAL, O QUE DEMONSTRA FORÇA POLÍTICA, E POSSIBILIDADES DE BARGANHAR MAIOR QUANTITATIVO DE TRANSFERÊNCIAS ORÇAMENTÁRIAS DA UNIÃO.

O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, HOJE NO COMANDO DO EX GOVERNADOR CÉSAR BORGES, É UMA PASTA DE SUMA IMPORTÂNCIA, QUE DETERMINA PRIORIDADES E INVESTIMENTOS LOGÍSTICOS NA FEDERAÇÃO.

NESSES 7 ANOS QUE A BAHIA ESTEVE APOIANDO O GOVERNO FEDERAL, WAGNER COM LULA E DEPOIS WAGNER COM DILMA, NÃO FOMOS AGRACIADO COM NENHUM CARGO DE DESTAQUE, A NOMEAÇÃO DO SR. CESAR BORGES, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, FOI O MOMENTO POLÍTICO MAIS RELEVANTE DESSE PERÍODO, APESAR DE POUCO MAIS DE UM ANO PARA NOVAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, ONDE TUDO PODE MUDAR.

ESPERAMOS QUE O SR. CESAR BORGES, DIRECIONE SUA LUPA PARA ÀS DEMANDAS ESTRUTURAIS DO SETOR PORTUÁRIO DO ESTADO, CRIANDO AMBIENTE ECONÔMICO CONFIÁVEL PARA ATRAÇÃO DE  INVESTIMENTOS NESTE SETOR, QUE POR FRAQUEZA POLÍTICA A BAHIA SOFREU ATRASOS INCONSEQUENTES EM RELAÇÃO À OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, À EXEMPLO DE SUAPE EM PERNAMBUCO, PECÉM NO CEARÁ.

RESSALTAMOS COMO INVESTIMENTOS PRIORITÁRIOS: À AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU; CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR - PONTA NORTE; REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA SALVADOR - JUAZEIRO; IMPLEMENTAÇÃO DA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO E ESTADUALIZAÇÃO DA CODEBA.

OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS, COM ESSA MÁXIMA ECONÔMICA, FICA CLARO QUE NÃO HÁ RECURSOS PARA TUDO, ENTÃO SURGE O CAMINHO DAS PRIORIDADES. NESSE CONTEXTO O PORTO SUL E FERROVIA OESTE - LESTE , PODEM ESPERAR O MÉDIO PRAZO.

CABE DESEJAR AO NOVO MINISTRO DOS TRANSPORTE, SUCESSO EM SEU NOVO COMANDO, QUE TENHO CERTEZA QUE ALCANÇARÁ. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO - "LEITURA DE BORDO" - SÉRGIO FARIA

QUERO AGRADECER AO PROFESSOR SÉRGIO FARIA PELO CONVITE PARA O LANÇAMENTO DE MAIS UM  LIVRO DE SUA AUTORIA, "LEITURA DE BORDO", NO DIA 15/04/2013 ÀS 19 HORAS, NA SARAIVA, SALVADOR SHOPPING.

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ENGENHEIRO E UM DOS CONHECEDORES PROFUNDOS DO SISTEMA LOGÍSTICO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA PORTUÁRIA, ONDE SE DESTACA COMO EMPRESÁRIO, CONTRIBUINDO DE SOBREMANEIRA PARA AMPLIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA  BAIANA.

ACOSTUMADO A RACIONALIDADE DOS NÚMEROS TANTO NO CAMPO ACADÊMICO COMO NA ÁREA EMPRESARIAL, COM DIVERSAS PUBLICAÇÕES VERSANDO SOBRE ESSES TEMAS, SÉRGIO FARIA, DÁ UMA GUINADA, NAVEGANDO PARA O MUNDO DAS CRÔNICAS, O QUE DEMONSTRA SER UMA PESSOA SENSÍVEL E ECLÉTICA, "LEITURA DE BORDO" É A CONFIRMAÇÃO DESSES FATOS.

O LINK A SEGUIR É UMA ENTREVISTA REALIZADA COM O PROFESSOR SÉRGIO FARIA,  PELO BLOG, SOBRE A REALIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA E OS ASPECTOS OPERACIONAIS DO "PORTO COTEGIPE".
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/realidade-portuaria-da-bahia-os-vetores.html



JOSEMAR

segunda-feira, 25 de março de 2013

O NEGAR POR NEGAR, E A RESPONSABILIDADE FUNCIONAL NAS PROCURADORIAS PÚBLICAS - DENYING FOR DENYING, AND FUNCTIONAL RESPONSIBILITY IN PUBLIC PROSECUTORS' OFFICES

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REPOUSA NO ESTADO DE DIREITO E ESTE, POR SUA VEZ, FOI FORMALIZADO PELA VONTADE LIVRE DO SEU POVO, TORNANDO-SE TRANSLÚCIDO QUE O ESTADO, EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA, FOI CRIADO PARA SERVIR À SOCIEDADE E NÃO PARA A SOCIEDADE SER REFÉM DA INÉRCIA OU DA TENTATIVA DE ARBÍTRIO DO ENTE ESTATAL.

O MAIOR CARGO DA REPÚBLICA NOS TRÊS PODERES OU NAS TRÊS ESFERAS DE PODER É O DE CIDADÃO, POIS ESSE É O MANTENEDOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NO MOMENTO EM QUE ALIMENTA O ERÁRIO COM PAGAMENTOS DE IMPOSTOS E OUTROS GRAVAMES PARA TER,  EM CONTRA PARTIDA, SERVIÇOS PÚBLICOS CONDIGNOS.

ESSE PREÂMBULO, COM NUANCES DA TEORIA GERAL DO ESTADO, SE FAZ NECESSÁRIO PARA O ENTENDIMENTO FILOSÓFICO DESSE ARTIGO, PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS DE QUE O CIDADÃO É O PATRÃO, POIS ARCA, E OS DEMAIS AGENTES PÚBLICOS, SÃO EMPREGADOS, POIS PERCEBEM. 

EM RELAÇÃO A BAHIA, A PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, TÊM COMO FUNÇÃO PRECÍPUA DEFENDER O ESTADO, REPRESENTANDO-O NO CAMPO JUDICIAL, EXTRA JUDICIAL, PRESTANDO CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO JURÍDICO DE FORMA EFICAZ,  EVITANDO ASSIM, DANOS AO ERÁRIO E AO PATRIMÔNIO PÚBLICO.

POR OUTRO LADO, PERCEBE-SE QUE AS PROCURADORIAS, NÃO SEI SE TACITAMENTE OU POR OFÍCIO, QUANDO DIANTE DE DEMANDAS JURÍDICAS, PROTELAM A AÇÃO  SIMPLESMENTE, A PRINCÍPIO, POR PROTELAR, RECORRENDO POR RECORRER, DANDO A ENTENDER QUE APENAS SE QUER  GANHAR TEMPO, SEM ATENTAR PARA QUALQUER RELAÇÃO CUSTO E BENEFÍCIO.

http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2012/03/procuradores-por-que-o-presidente-da-oab-pode-ser-servidor-pblico.html

NESSE ÍNTERIM PERGUNTE-SE: POR QUE O PROCURADOR RESPONSÁVEL PELO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO, TENDO CONHECIMENTO JURÍDICO QUE A CAUSA ESTÁ PERDIDA, NÃO INDICOU EM PARECER, CHAMAR A PARTE PARA UM ACORDO, EVITANDO UM PREJUÍZO INCONSEQUENTE A SOCIEDADE?

ACRESCENTE-SE QUE, ALÉM DO VALOR DA CAUSA, INCORREM ÔNUS DAS CUSTAS PROCESSUAIS, E, EM DIVERSAS  OCASIÕES PAGAMENTOS DE HONORÁRIOS, ALÉM DE OUTRAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DECORRENTES, OU SEJA, EM ALGUNS MOMENTOS O ESTADO GASTA 100 PARA NÃO PAGAR 10.

OUTRO AGRAVANTE,  É PARTIR PARA BELIGERÂNCIA JURÍDICA, QUANDO JÁ EXISTEM CASOS DE JURISPRUDÊNCIAS VINCULANTES, SEM ANTES SENTAR-SE A MESA DE NEGOCIAÇÃO PARA TENTAR UM ENTENDIMENTO, PROCEDIMENTO ESTE, PADRÃO EM PAÍSES, DIRÍAMOS ASSIM, MAIS CIVILIZADOS, ONDE A COISA PUBLICA É TRATADA COM A MESMA SERIEDADE, OU TALVEZ MAIS, DO QUE A COISA PRIVADA.

VOCÊ É SOBERANO EM RELAÇÃO ÀS SUAS FINANÇAS, MAS OS PREPOSTOS GOVERNAMENTAIS, SEJA QUAL FOR SUA HIERARQUIA, DEVE AGIR COM SEVERIDADE NO TRATO DO DINHEIRO PÚBLICO, POIS ESSE PERTENCE AO CIDADÃO, A SOCIEDADE.

NO BRASIL, MESMO COM ALGUM ATRASO, O PRINCÍPIO DA NEGOCIAÇÃO VEM SENDO PRECONIZADO NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA, POR QUE ENTÃO OS ÓRGÃOS JURÍDICOS DO EXECUTIVO, PRINCIPALMENTE, NAVEGAM EM ROTA DE COLISÃO  A ESSA REGRA DE BOM SENSO.

UM CASO PONTUAL, FOI A CORREÇÃO DO "FGTS", ONDE O GOVERNO FEDERAL, PERCEBEU QUE VINHA PERDENDO ÀS AÇÕES, PARTINDO ASSIM PARA UM ACORDO GERAL.

APESAR DE SER ASSUNTO PARA UM PRÓXIMO ESCRITO, O GOVERNO DA BAHIA TERÁ QUE ADOTAR ESSA MESMA POSTURA EM RELAÇÃO A "URV" DO EXECUTIVO, É UMA QUESTÃO DE TEMPO, MAS ENQUANTO NÃO PROCEDE ASSIM, O PASSIVO AUMENTA.

NO MOMENTO EM QUE SE PERMITE , POR INCAPACIDADE  OU NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL, QUE UM PROCESSO JURÍDICO, COM JURISPRUDÊNCIA FORMADA, DEVENDO SER ACORDADO EM MOMENTO X FOSSE LEVADO ADIANTE ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, IMPONDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,O DISPÊNDIO DE SOMAS ASTRONÔMICAS PARA LIQUIDAR O VALOR IMPOSTO PELA SENTENÇA, OS AGENTES PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELA TRAMITAÇÃO DESSA DEMANDA DEVEM FUNDAMENTAR QUAL A LÓGICA TÉCNICA QUE OS LEVARAM A AGIR DESSA MANEIRA IMPONDO DANOS A FINANÇA DO ESTADO, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE.

NESSE CONTEXTO, O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, DEVE, NO QUE COUBER, DIANTE DE SUAS PRERROGATIVAS REGIMENTAIS E CONSTITUCIONAIS, AVERIGUAR, INTERCEDER E RESPONSABILIZAR, SE FOR O CASO, OS PROCEDIMENTOS DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO E SUAS REPRESENTAÇÕES, PONDERANDO O CUSTO BENEFÍCIO DE SUA ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SALVAGUARDA QUE VEM OFERECENDO A DEFESA JURÍDICA DA COISA PÚBLICA.

A INSTITUIÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO GOVERNO DA BAHIA - AGE - DEVE COM CELERIDADE, INDICAR EM SEUS MANUAIS DE PROCEDIMENTOS, INSPEÇÕES NO ÂMBITO DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO E SUAS SETORIAIS, VERIFICANDO ASPECTOS ESTATÍSTICOS QUANTO A MAGNITUDE MONETÁRIA DAS AÇÕES PERDIDAS PELO ESTADO E A CRONOLOGIA DE SEUS TRÂMITES.

NA VERDADE O NEGAR POR NEGAR, EM PROCURADORIA, SE TRANSFORMOU EM UMA CULTURA INERTE, QUE VEM PRODUZINDO DISPÊNDIOS DESNECESSÁRIOS AO TESOURO PÚBLICO, ESSA ATITUDE TEM GERADO UM VOLUME ASTRONÔMICO DE PRECATÓRIOS , DIMINUINDO, OU DESVIANDO SUBJETIVAMENTE, POR CONSEQUÊNCIA, O PERCENTUAL DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS QUE DEVERIAM ESTAR SENDO APLICADOS EM ÁREAS MERITÓRIAS PARA A SOCIEDADE, À EXEMPLO, DE SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA, ETC.

LINK CORRELATO:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/urv-relacao-entre-cidadania-ministerio.html



JOSEMAR


ECONOMISTA - CORECON 2065

domingo, 10 de março de 2013

FORMATURA DO MEU FILHO, CURSO DE VELA OPTIMIST - YCB - YACHT CLUBE DA BAHIA - 10/12/012 - MY SON'S GRADUATION, OPTIMIST SAILING COURSE - YCB - YACHT CLUBE DA BAHIA - 12/10/012

NA NOITE DO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2012, NO YACHT CLUBE DA BAHIA, FELIPE RECEBEU SEU DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE VELA NA CLASSE OPTIMIST. A PARTIR DESSE MOMENTO, ELE FARÁ PARTE DA FLOTILHA DO CLUBE, APTO A PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES A NÍVEL LOCAL, NO BRASIL E NO EXTERIOR, DEPENDERÁ DE SUA PERFORMANCE.

É GRATIFICANTE ACOMPANHAR NOSSOS FILHOS NO APRENDIZADO NÁUTICO, ONDE O MAR INDUZIRÁ À CRIANÇA A TER MAIOR CONFIANÇA EM SUAS ATITUDES E TOMADAS DE DECISÕES, NO RESPEITO A NATUREZA, A SER SOLIDÁRIO, A TRABALHAR EM EQUIPE, EM RESUMO, A SER UM CAPITÃO.

FOI UMA NOITE AGRADABILÍSSIMA, ONDE O RESULTADO DOS SÁBADOS E DOMINGOS DESDE MARÇO A DEZEMBRO DE 2012, QUE PASSAMOS JUNTOS NO CLUBE, EM DIAS DE SOL OU TEMPESTUOSOS, AVANÇANDO A CADA PASSO, A CADA NÍVEL, ESTAVA CRISTALIZADO NO DIPLOMA RECEBIDO, O QUE MUITO DEIXOU-ME HONRADO COMO PAI.

QUE VENHAM OS PRÓXIMOS DESAFIOS, E QUE NETUNO, O REI DOS MARES, INDIQUE COM SUA LANTERNA O RUMO A SER SEGUIDO NAS NOITES SOLITÁRIAS DOS VASTOS OCEANOS.


JOSEMAR


POR FAVOR, VEJAM OS REGISTROS:

O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=pCvPeNzWeEk

AS FOTOS:

FELIPE E SEU COLEGA DE CURSO, JOBIM
FOTO, AUTOR DO BLOG

EU E FELIPE
FOTO, AUTOR DO BLOG

FELIPE
FOTO, AUTOR DO BLOG

O DIPLOMA
FOTO, AUTOR DO BLOG

O DIPLOMA
FOTO, AUTOR DO BLOG

O DIPLOMA
FOTO, AUTOR DO BLOG

FELIPE
FOTO, AUTOR DO BLOG

FELIPE
FOTO, AUTOR DO BLOG

FELIPE E O DIPLOMA
FOTO, AUTOR DO BLOG

MUITO BOM
FOTO, AUTOR DO BLOG

terça-feira, 5 de março de 2013

CORPOS CELESTES - AS ESPÉCIES

ALGUNS DIAS ATRÁS, A IMPRENSA MUNDIAL NOTICIOU SOBRE UM ASTERÓIDE QUE PASSARIA A UMA CURTA DISTÂNCIA DO PLANETA TERRA, CONTUDO SEM OFERECER RISCO DE COLISÃO, SEGUNDO A NASA. O QUE REALMENTE ACONTECEU, POIS ESCREVO ESSA POSTAGEM APÓS O FATO.

DURANTE A PASSAGEM DESSE CORPO CELESTE, A RÚSSIA FOI PALCO DA QUEDA DE UM METEORO QUE DEIXOU UM RASTRO DE CENTENAS DE FERIDOS, APESAR DOS PROTAGONISTAS DAS TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO AFIRMAREM, QUE, O QUE ACONTECEU NESSE PAÍS FOI EXPERIMENTO DE ALGUM ARTEFATO BÉLICO ULTRA SECRETO.

O ASTEROIDE TEM 45 METROS DE DIÂMETRO E 130 MIL TONELADAS DE PESO, E PASSOU A UMA DISTÂNCIA DE 30 MIL QUILÔMETROS.

ESSA FATO LEVOU-ME A PESQUISAR E REVIVER O TEMPO DE ESCOLA, SOBRE QUAIS AS ESPÉCIES DE CORPOS QUE VAGAM OU ORBITAM PELO UNIVERSO INFINITO.


ASTERÓIDE - SÃO CORPOS PEQUENOS, ROCHOSOS E METÁLICOS QUE ORBITAM O SOL ENTRE A ÓRBITA DE MARTE E JÚPITER, ÁREA CONHECIDA COMO CINTURÃO DE ASTEROIDE. SÃO SEMELHANTES AOS METEORÓIDE, MAS DE MAIOR TAMANHO. O MAIOR ATÉ AGORA CONHECIDO CHAMA-SE "CERES", COM 457 M DE DIÂMETRO APROXIMADAMENTE.

ASTEROIDE "GASPRA" VISTO DA ESPAÇONAVE "GALILEO" 



METEORÓIDE - SÃO PARTÍCULAS DE POEIRA OU FRAGMENTOS DE ROCHA, VAGANDO PELO ESPAÇO, QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM ATMOSFERA TERRESTRE FICAM ENCANDECIDOS, GERALMENTE SE DESINTEGRANDO, O QUE POPULARMENTE CHAMAMOS DE ESTRELA CADENTE.

METEORÓIDE INGRESSANDO NA ATMOSFERA TERRESTRE

METEORO - RASTRO DE LUZ PRODUZIDO PELO CHOQUE DA ENTRADA DE METEORÓIDES NA ATMOSFERA TERRESTRE.


METEORITO - QUANDO UM METEORO CONSEGUE PASSAR PELA ATMOSFERA TERRESTRE, CAINDO AO SOLO É DESIGNADO DE METEORITO, PODENDO SER AERÓLITO  (ROCHOSO), SIDERITO (METÁLICO), SIDERÓLITO (METÁLICO/ROCHOSO).

METEORITO DE BENDEGÓ - O MAIOR E MAIS FAMOSO ENCONTRADO NO BRASIL, EM 1874

COMETA - OS COMETAS SÃO FORMAÇÕES CELESTES, CONSTITUÍDOS BASICAMENTE DE GELO, POEIRA E DIMINUTOS FRAGMENTOS ROCHOSOS. APRESENTANDO EM SUA ESTRUTURA UMA CAUDA DE ORIGEM NA RADIAÇÃO  SOLAR E NOS VENTOS SOLARES QUE ATUAM NO SEU NÚCLEO DERRETENDO-O QUANDO SE APROXIMAM DO SOL.

ALGUMAS VEZES PODEM SER VISTOS A OLHO NU, VARIANDO DE TAMANHO EM CENTENAS DE METROS E DEZENAS DE QUILÔMETROS. SÃO PRESOS A GRAVIDADE SOLAR.

O MAIS FAMOSO E PERIÓDICO FOI O COMETA HALLEY. APÓS OBSERVAÇÕES, EDMOND HALLEY PERCEBEU QUE OS COMETAS VISTOS EM 1531 E 1607 ERAM OS MESMOS OBJETOS QUE FOI OBSERVADO EM 1682, CONCLUINDO QUE SUA TRAJETÓRIA PASSAVA A OLHO NU DA TERRA NUM INTERVALO DE 75 A 76 ANOS.

ESTRELA - ESTRELAS SÃO ESFERAS BRILHANTES CONSTITUÍDAS DE PLASMA, MANTIDA COESA PELA GRAVIDADE. SEU BRILHO É RESULTADO DA FUSÃO NUCLEAR DO HIDROGÊNIO EM SEU NÚCLEO.

A ESTRELA MAIS CONHECIDA PELOS TERRÁQUEOS E MAIS PRÓXIMA DA TERRA É O SOL.
SATÉLITE - ASTRO QUE CIRCULA EM TORNO DE UM PLANETA PRINCIPAL. A LUA É O SATÉLITE DA TERRA. JÚPITER, MAIOR PLANETA DO NOSSO SISTEMA SOLAR POSSUI 67 CONHECIDOS.

OS 4 MAIORES SATÉLITES DE JÚPITER: LO, EUROPA, GANÍMEDES E CALISTO
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupitermoon.jpg


PLANETA - CORPO CELESTE QUE ORBITA UMA ESTRELA OU REMANESCENTE DE ESTRELA. SE DIVIDEM EM PLANETAS GIGANTES DE CONSTITUIÇÃO GASOSA E PEQUENOS E OS MENORES, ROCHOSOS DE CARACTERÍSTICA TERRESTRE.

NO CASO DE NOSSO SISTEMA SOLAR OS GASOSOS SÃO JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. OS TERRESTRES SÃO VÊNUS, MERCÚRIO, TERRA E MARTE.

NOSSO SISTEMA SOLAR
http://yedaseveral.com.br/yeda-several/?page_id=680


GALÁXIAS - AGLOMERADO DE ESTRELAS, POEIRAS E GÁS, QUE PERMANECEM UNIDOS EM VIRTUDE DE INTERAÇÕES GRAVITACIONAIS. PODEM POSSUIR BILHÕES DE ESTRELAS. A NOSSA GALÁXIA É A VIA LÁCTEA.

GALÁXIA DO CATA VENTO, DISTANTE 37 MILHÕES DE ANO LUZ DA TERRA 
http://www.ccvalg.pt/astronomia/galaxias/galaxias_espirais.htm

  
PLANETÓIDE - PEQUENOS CORPOS CELESTES, COM ALGUMA CARACTERÍSTICA DE PLANETA


SISTEMA SOLAR - CONJUNTO DE CORPOS CELESTES QUE ORBITAM O SOL, ESTANDO SOBRE SUA INFLUÊNCIA GRAVITACIONAL

segunda-feira, 4 de março de 2013

CAIXA PREGO - UM LOCAL PARADISÍACO NA ILHA DE ITAPARICA

NO ULTIMO FINAL DE SEMANA, COM DIAS BELÍSSIMOS, ESTIVE EM "CAIXA PREGO" COM MEU FILHO FELIPE, HOSPEDADO NA "POUSADA 4 ESTAÇÕES", CUJO PROPRIETÁRIO, ALBERTO, RECEBE OS VISITANTES, PRINCIPALMENTE, COMO AMIGOS.

CAIXA PREGO ESTÁ LOCALIZADA NA EXTREMIDADE SUL DA ILHA DE ITAPARICA. LOCAL TRANQUILO, COM OPÇÕES DIVERSAS PARA QUEM QUER PRATICAR ATIVIDADES NÁUTICAS, A EXEMPLO DE: VELA, PESCA, MERGULHO CONTEMPLATIVO OU SIMPLESMENTE NADAR EM SUAS ÁGUAS LÍMPIDAS E CALMAS.

NO ENTORNO DA PEQUENA ENSEADA, ENCONTRAMOS OUTRAS PRAIAS, COMO "PONTA DO GARCÊS" E "ILHA DE CARAPEBA", AMBAS PRATICAMENTE EM ESTADO NATIVO. OS PESCADORES LOCAIS DISPONIBILIZAM SUAS EMBARCAÇÕES PARA ALUGUEL, PROPORCIONANDO PASSEIOS AGRADÁVEIS A ESSES LOCAIS PRÓXIMOS A VILA DE CAIXA PREGO.

A LOCALIDADE É SERVIDA POR POUSADAS COM BOM NÍVEL DE ATENDIMENTO E TARIFAS ACESSÍVEIS, LITERALMENTE SITUADAS A BEIRA MAR.

A ECONOMIA LOCAL, BASICAMENTE, GRAVITA EM TORNO DA PESCA, TURISMO, CONSTRUÇÃO E REFORMA DE EMBARCAÇÕES.

EM NOSSO PAÍS, ONDE OS VALORES HISTÓRICOS, CULTURAIS E NATURAIS, SE TORNAM, NORMALMENTE DIMINUTOS DIANTE DA SANHA AVASSALADORA DO PROGRESSO, PREOCUPA-ME POR QUANTO TEMPO UM LUGAR TÃO BELO COMO CACHA PREGO MANTERÁ SEUS ATRATIVOS.

A PONTE SALVADOR ITAPARICA UM DIA SAIRÁ DO PAPEL, É INEVITÁVEL, TALVEZ O ALARDE QUE NESSE MOMENTO SE FAZ SOBRE O ANÚNCIO DA SUA CONSTRUÇÃO NÃO SEJA MAIS DO QUE UM FACTÓIDE, COM INTERESSES ELEITORAIS, O CERTO É QUE ESSA ESTRUTURA REALMENTE SERÁ UM VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA O ESTADO, A PERGUNTA QUE SE FAZ É A SEGUINTE:

A ILHA HOJE EM DIA, COM OS PROBLEMAS DO SISTEMA FERRY BOAT, SOFRE COM UMA OCUPAÇÃO URBANA DESORGANIZADA, PRATICAMENTE SENDO FAVELIZADA, IMAGINE ENTÃO COM O NOVO FLUXO DE ACESSOS PROPORCIONADO PELA PONTE, SEM UM DEVIDO PLANEJAMENTO OCUPACIONAL URBANO, COMO NÃO FICARIA. SERIA O FIM DO PARAÍSO?

RECOMENDAMOS A "POUSADA 4 ESTAÇÕES" PELO BOM ATENDIMENTO, AMBIENTE REPLETO DE VERDE, BOA ESTRUTURA E UM RESTAURANTE COMPLETO, A ISSO TUDO, COMO FALAMOS ANTERIORMENTE, O PROPRIETÁRIO É UM BOM ANFITRIÃO.

QUERO DESTACAR, O PROPRIETÁRIO DO BARCO QUE ALUGAMOS, O "TAINHA II", "ELTON", QUE PROPORCIONOU UM BOM PASSEIO PELA COSTA DE "CAIXA PREGO"

O SITE DA POUSADA: www.p4estacoes.com.br/

NOSSOS VÍDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=2PU-VrWLBHM
                        
                                 http://www.youtube.com/watch?v=YASnexNSqZ4

                                 http://www.youtube.com/watch?v=fkuZC6yMG4E


JOSEMAR


A SEGUIR ALGUMAS FOTOS:

CAFÉ DA MANHÃ


CAFÉ DA MANHÃ


CAFÉ DA MANHÃ


A POUSADA


A POUSADA


A POUSADA


A POUSADA


PRAIA AO LARGO DA POUSADA


PRAIA AO LARGO DA POUSADA


POUSADA QUE EU FREQUENTAVA ANTERIORMENTE, HOJE FECHADA



CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA


CAMINHO PARA À VILA



CAMINHO PARA À VILA




FELIPE E O AMIGO GUILHERME A BORDO


NAVEGANDO EM DIREÇÃO AO MANGUEZAL


NAVEGANDO EM DIREÇÃO AO MANGUEZAL


NAVEGANDO EM DIREÇÃO AO MANGUEZAL


NAVEGANDO EM DIREÇÃO AO MANGUEZAL


NAVEGANDO EM DIREÇÃO AO MANGUEZAL


NAVEGANDO EM DIREÇÃO A PONTA DO GARCÊS


NAVEGANDO EM DIREÇÃO A PONTA DO GARCÊS


NAVEGANDO EM DIREÇÃO A PONTA DO GARCÊS - GUILHERME E FELIPE


APROXIMANDO DA PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS - VEJA A TONALIDADE DA ÁGUA


NAVEGANDO EM DIREÇÃO A PONTA DO GARCÊS


EU, FELIPE E GUILHERME 



EU, FELIPE E GUILHERME 



O BARCO "TAINHA II"


FELIPE NO LEME EM DIREÇÃO A ILHA DO AMOR


 PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS


PONTA DO GARCÊS


ILHA DO AMOR, NA VERDADE É UM BANCO DE AREIA COM DIVERSAS PISCINAS NATURAIS, UM MICRO LENÇÓIS MARANHENSE


FELIPE,CHEGANDO A ILHA DO AMOR


FUNDEANDO NA ILHA DO AMOR


ILHA DO AMOR


ILHA DO AMOR


O "TAINHA II" APÓS O PASSEIO, EM FRENTE A POUSADA

TODAS AS FOTOS SÃO PROPRIEDADE DO BLOG