quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MONOGRAFIA - UMA ANÁLISE BREVE DA ATUAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA NA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER.- PARTE I

O diagnóstico que se pode traçar em relação às instituições públicas da Bahia quanto às atitudes efetivamente tomadas em direção ao desenvolvimento da atividade náutica de lazer, buscando agregar renda e emprego ao Estado, é a ausência de planejamento governamental nesse sentido, pelo menos até a criação do Centro Náutico da Bahia (CENAB) em 1996.


A Bahia não desenvolveu as diversas vantagens comparativas citadas no capítulo três em relação às Unidades da Federação dotadas com litorais marítimos, áreas fluviais e lacustres. Convivemos com ausência de atitudes por parte da sociedade em cobrar dos governantes ações e políticas públicas que potencializem o desenvolvimento econômico que esta atividade e os efeitos multiplicadores que poderiam trazer ao Estado.


A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) contratou entre os 1980 e 1982 diversos estudos de consultoria para verificar a viabilidade técnica e econômica de implantação de terminais hidroviários e projeto de embarcações, para atender diversas localidades do recôncavo baiano, inclusive Salvador, a serem utilizados no transporte de passageiros, cargas e barcos particulares. Pouco foi realizado, e a aplicação de recursos públicos empregados nesses contratos de consultoria e outros esforços foram perdidos.

Entre esses projetos, destacam-se: a construção de um terminal para movimentar materiais de construção na Baía de Aratu; um novo terminal de Ferry Boat, também em Aratu; projeto de uma embarcação com capacidade para 630 passageiros e um terminal na Enseada dos Tainheiros, ligando o bairro da Ribeira à Plataforma, que inclusive foi o único que entrou em operação.

Outra investida nessa área, dessa vez na esfera da Prefeitura de Salvador, também congelado, é o projeto Via Náutica que englobava a construção de diversas estruturas náuticas ou piers entre a Ribeira e o Porto da Barra. Pelas características dos atracadouros, tomando como base o único construído e não utilizado em 2000, situado na Ponta do Humaitá, Península de Itapagipe, a função dos mesmos era atender o fluxo turístico e não o transporte convencional de passageiros.


Em dezembro de 1996, o Governo do Estado da Bahia, mais sensível à importância da atividade náutica de lazer como indutor de renda e emprego e diante das vantagens comparativas do litoral baiano, particularmente a Baía de Todos os Santos, criou o Centro Náutico da Bahia (CENAB), associação civil de caráter privado, sem fins lucrativos, sob a forma de organização não-governamental (ONG) (LOUREIRO, 2004).

 "O Centro Náutico da Bahia (CENAB) foi criado, por decreto, pelo Governo do Estado da Bahia, em dezembro de 1996, durante a gestão do governador Paulo Souto. Inicialmente vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, o seu objetivo é o de desenvolver o segmento náutico no Estado. À medida que o trabalho do CENAB cresceu sua administração, a cargo de um grupo especial de trabalho, foi se tornando cada vez mais difícil. Para contornar as dificuldades vislumbraram-se duas alternativas: criar uma estrutura própria dentro do Governo (o que ia de encontro ao pensamento vigente de descentralização do Estado) ou transformá-lo em entidade não governamental, com o respaldo do governo com o principal mantenedor, para conduzir a política de desenvolvimento da atividade náutica (ZACARIAS, 2002, apud LOUREIRO, 2004, p.51). [...] O caminho escolhido foi o segundo: criou-se uma associação civil de caráter privado, sem fins lucrativos, sob a forma de organização não governamental. Essa ONG colocou a Bahia como pioneira ao estruturar esse programa específico para o desenvolvimento da náutica. O trabalho de captação e recepção de regatas e rallyes internacionais gerou todo o programa que vem se desenvolvendo nessa área, na Bahia (LOUREIRO, 2004, p.51)."

O plano de trabalho do CENAB se direcionou num primeiro momento na atração de regatas, tendo como escala a capital baiana. Essa estratégia visualizava o nicho de visitantes ligados a este segmento, não só os tripulantes dos veleiros, mas também repórteres de revistas e jornais especializados no assunto, dando visibilidade à Bahia no cenário globalizado da náutica, aumentando no futuro, o número de embarcações navegando no litoral ou atraindo novos eventos.


Outra meta foi à inserção de menores carentes no mundo da vela, através do aprendizado em barcos optimist, laser, e outros. A escolha desses aprendizes se daria por critérios que iam da freqüência escolar a um satisfatório rendimento pedagógico.

O CENAB também promoveu a construção de embarcações de lazer em solo Baiano. Nos Galpões da Petrobrás, localizados na Avenida Jequitaia, cedeu áreas aos empreendedores com o intuito de montar pequenos estaleiros. Logo que esses empreendimentos atingissem uma maior escala de produção, seriam alocados na Baía de Aratu, onde o maior espaço físico livre, permitiria não só a diversificação do leque de modelos oferecidos, mas também, o aumento no porte das embarcações produzidas.


Por último, foram implementados cursos básicos na arte da construção naval, visando à implementação de mão-de-obra apta a atuar na incipiente indústria náutica baiana. Ressalta-se convênio que foi assinado com a Association Du Grand Pavois da França, com o intuito de passar tecnologias à Bahia na área náutica. A França é o país com maior desenvolvimento no setor de veleiros de cruzeiros.


MARGARIDA E JOSEMAR



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GOVERNADOR DA BAHIA EM BRASÍLIA , BUSCA VERBAS PARA PORTOS BAIANOS


ULTIMAMENTE TENHO FICADO MAIS TRANQUILO, MAS NÃO MENOS VIGILANTE, SOBRE OS DESTINOS DA ECONOMIA BAIANA. PRIMEIRO PELA ATUAÇÃO PRAGMÁTICA DA CODEBA EM RELAÇÃO A VIABILIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES PARA OS PORTOS PÚBLICOS DO ESTADO, FATO QUE ENALTECI EM DIVERSAS OPORTUNIDADES NESSE SITE. AGORA, FICO SURPRESO E SATISFEITO COM A NOTÍCIA ABAIXO.



NÃO SOU ASSESSOR DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER OU OUTRA COISA, MAS SOU CIDADÃO DO ESTADO O QUAL ELE GOVERNA, ESCREVO ISTO EM VIRTUDE DE TER FEITO CRÍTICAS, A PRIORIDADE QUE SEMPRE VEM SENDO OFERECIDA AO "PORTO SUL", ENQUANTO NADA ERA DITO SOBRE "SALVADOR" E "ARATU", MAS VEJO QUE NOVOS NORTES SÃO VISUALIZADOS COM ESSA IMPORTANTE VIAGEM A BRASÍLIA PARA DISCUTIR E BUSCAR RECURSOS PARA ESSAS UNIDADES.


HÁ POUCOS DIAS -VIDE POSTAGEM NO BLOG- HOUVE PROTOCOLO DE INTENÇÃO ASSINADO PELO SECRETÁRIO DE INFRA ESTRUTURA PARA REFORMAR E IMPLANTAR RAMAIS FERROVIÁRIOS LIGANDO A FERROVIA CENTO ATLÂNTICO AO PORTO DE ARATU, VIABILIZANDO A EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO POR ESSA UNIDADE. AGORA O GOVERNADOR, PESSOALMENTE, ASSEGURA RECURSOS PARA OBRAS NECESSÁRIAS A DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR E AMPLIAÇÃO DE ARATU.



PARABÉNS GOVERNADOR, A BAHIA CRESCENDO ECONOMICAMENTE E QUALITATIVAMENTE SEU NOME PODERÁ CONSTAR NO "PANTEÃO" DOS QUE HONRAM ESSA TERRA, PELA LUTA EMPREGADA NA DEFESA DE SEUS INTERESSES.


OUTROSSIM, NÃO LEMBRO, NA HISTÓRIA RECENTE DA BAHIA, O GOVERNO DO ESTADO ATUAR DE FORMA HARMÔNICA JUNTO A NOSSA COMPANHIA DE DOCAS, VISANDO A MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA PORTUÁRIA DO ESTADO.


"DAI A CEZAR O QUE É DE CEZAR E A DEUS O QUE É DE DEUS"



JOSEMAR SOUZA SANTOS




Governador discute modernização dos portos de Salvador e Aratu




Governador Jaques Wagner participa de reunião na Casa Civil da Presidência

Dois assuntos de importância fundamental para a Bahia, dentre outros, foram discutidos na tarde desta terça-feira (16) em Brasília pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, acompanhado pela chefe da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon. A ampliação e modernização do Porto de Aratu e as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) envolvendo o Porto de Salvador.

No Porto da capital baiana, estão previstos investimentos de R$ 136 milhões para obras de ampliação do quebra mar, de modo a viabilizar a duplicação do terminal de containeres, e o projeto que prevê a transformação de armazéns em terminais de passageiros para os navios que trazem turistas à capital baiana.

A reunião foi realizada com a ministra da Casa Civil da Presidência, Gleisi Hoffmann, como o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, e com o chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência, Carlos Eduardo Esteves.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CANAL DE SUEZ, UMA PASSAGEM ESTRATÉGICA PARA NAVEGAÇÃO - SUEZ CANAL, A STRATEGIC PASSAGE FOR NAVIGATION

                                     

EM ESCRITO ANTERIOR RELATAMOS UM POUCO SOBRE O “CANAL DO PANAMÁ”, AGORA ESCREVEMOS SOBRE OUTRA IMPORTANTE VIA MARÍTIMA DO COMÉRCIO MUNDIAL, O “CANAL DE SUEZ”. O INTUITO É DESPERTAR AO VISITANTE DO BLOG A CURIOSIDADE SOBRE ASSUNTOS INTERESSANTES, O APROFUNDAMENTO DA PESQUISA HISTÓRICA FICARÁ A CARGO DOS INTERESSES ESPECÍFICOS DE CADA UM.

A HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA DEMONSTRA QUE A NECESSIDADE DE ATENDER ÀS DEMANDAS DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, IMPELE O HOMEM A CONQUISTAR NOVAS TERRAS, NOVOS HORIZONTES, PARA ISTO, ELE TEVE QUE APRIMORAR, PRINCIPALMENTE SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO, ÀS DISTÂNCIAS DAS CONQUISTAS SE TORNARAM MAIORES.
FOI ASSIM QUE, EM RELAÇÃO À NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, DO REMO, VEIO A PROPULSÃO A VELA, O VAPOR, OS MOTORES A ÓLEO, A ENERGIA NUCLEAR, JUNTO COM A DESCOBERTA DE NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E MEIOS ARTIFICIAIS PARA DIMINUÍREM AS DISTÂNCIAS DE UM PONTO A OUTRO. NESTE CONTEXTO FORAM CONSTRUÍDOS O “CANAL DO PANAMÁ” E  “SUEZ”.
O “CANAL DE SUEZ” LIGA O “MEDITERRÂNEO” AO “MAR VERMELHO” PERMITINDO A NAVEGAÇÃO DA EUROPA A ÁSIA, SEM NECESSIDADE DE PASSAR PELO “CABO DA BOA ESPERANÇA” NO SUL DA ÁFRICA.
NAVIO DE GUERRA ATRAVESSANDO O SUEZ
                  http://viagenslacoste.blogspot.com/2010/06/canal-do-suez-locais-que-deveriamos.html

A IDEIA DE CONSTRUIR ESSA LIGAÇÃO É ANTIGA, MAS COUBE A FRANÇA POR RAZÕES  DE GEOPOLÍTICA, QUE REMONTA A CAMPANHA NAPOLEÔNICA NO EGITO, REALIZAR A OBRA, QUE COMEÇOU EM 1859, CUJA INAUGURAÇÃO OCORREU EM 17 DE NOVEMBRO DE 1869.                                                        
                                               LOCALIZAÇÃO DO "SUEZ
                         http://portugues.vacationstogo.com/cruise_port/Suez_Canal__Egypt.cfm
         
 A EXISTÊNCIA OPERACIONAL DO “SUEZ” FOI CONTURBADA POR CAUSA DAS CONTENDAS QUE ENVOLVERAM ÁRABES, “FRANÇA”, “INGLATERRA” E “ISRAEL”. TENDO SIDO FECHADO EM 1967, DURANTE A GUERRA DOS SEIS DIAS, ONDE “ISRAEL” OCUPOU A “PENÍSULA DO SINAI” E EM REPRESÁLIA O “EGITO” AFUNDOU, PROPOSITADAMENTE, INÚMEROS NAVIOS NO “SUEZ”, OBSTRUINDO A NAVEGAÇÃO. FOI REABERTO EM 1975, APÓS SER CONSOLIDADO O PROCESSO DE PAZ ENTRE “EGITO” E “ISRAEL”.


NA FIGURA A SEGUIR, PERCEBE-SE QUE ÀS MARGENS DO "SUEZ" NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE CONTENÇÃO, VISÍVEL, PARA RETER AREIA OU SEDIMENTOS QUE VENHAM A SER TRANSPORTADOS PARA O INTERIOR DO CANAL PROVOCANDO O SEU ASSOREAMENTO. PRINCIPALMENTE EM PERÍODOS DE TEMPESTADES DE AREIA, TÃO COMUM NESTA ÁREA. TAMBÉM, NÃO SEI SE É REALIZADA ALGUM TIPO DE DRAGAGEM PERIÓDICA PARA MANTER A PROFUNDIDADE DE PROJETO. SE ALGUM VISITANTE TIVER CONHECIMENTO, POR FAVOR, COMENTE, PARA DIRIMIRMOS ESTA DÚVIDA.

                                                    CANAL DE SUEZ
                                       http://www.blogdoatheneu.org/blog/?p=14529


AO CONTRÁRIO DO “PANAMÁ”, O “SUEZ” NÃO TEM IMPEDIMENTO PARA LARGURA DE NAVIOS, EM VIRTUDE DE NÃO POSSUIR ECLUSAS, POIS ESTÁ AO NÍVEL DO MAR, A LIMITAÇÃO SE DÁ NO CALADO. A EXTENSÃO DO "SUEZ" É DE 163 KM, O CALADO MÁXIMO É 15 METROS, SUA LARGURA MÉDIA É DE 365 METROS, SENDO QUE 190 METROS NAVEGÁVEIS, NO INÍCIO AS DIMENSÕES ERAM 52 M E 44 M RESPECTIVAMENTE.


ESSA DISTÂNCIA É PERCORRIDA EM CERCA DE 15 HORAS, A UMA VELOCIDADE DE 14 KM/H. ALÉM DOS ASPECTOS DA SEGURANÇA DO TRÁFEGO MARÍTIMO A VELOCIDADE É LIMITADA PARA NÃO PRODUZIR ONDULAÇÕES QUE VENHAM A DESESTABILIZAR ÀS MARGENS DO CANAL.
                                                  
                     PORTA AVIÕES AMERICANO E SEU GRUPO DE BATALHA - SUEZ
                                           http://www.egito-turismo.com/suez.htm


                                 FRAGATA IRANIANA ATRAVESSANDO O SUEZ
                 http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/navios-iranianos-passam-por-canal-de-suez-no-egito


DO MESMO MODO QUE O “CANAL DO PANAMÁ”, CERCEOU A ROTA DO “CABO HORN”, O “SUEZ” DIMINUI O TRÁFEGO MARÍTIMO NO SUL DA ÁFRICA, “CABO DA BOA ESPERANÇA”, MAS NÃO INVIABILIZOU POIS OS SUPER TANQUES DENOMINADOS VLLC – VERY LARGE CRUDE CARRIER E ULCC – ULTRA LARGE CRUDE CARRIER, NAVIOS ESPECIALISTAS EM TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM NAVEGAR PELO “ SUEZ”. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE ESTE CANAL VEM SOFRENDO OBRAS PARA AMPLIAR SUA ACESSIBILIDADE MARÍTIMA, O QUE PERMITIRÁ TRÁFEGO PARA NAVIOS MAIORES.

A SEGUIR, CLASSES DE NAVIOS TANQUES, VEJAM QUE AS DESIGNAÇÕES  SUEZMAX, PANAMAX, INDICAM QUE ESSES NAVIOS SÃO O LIMITE GEOMÉTRICO QUE PODEM ACESSAR OS RESPECTIVOS CANAIS. NA TABELA VOCÊ PERCEBE QUE O CALADO MÁXIMO PARA O SUEZMAX É DE 16 M, OU SEJA, UM POUCO MAIS DO LIMITE ATUAL DO "CANAL DE SUEZ" DE 15 M.


Petroleum Tankers
ClassLengthBeamDraftTypical Min DWTTypical Max DWT
Seawaymax226 m24 m7.92 m10,000 DWT60,000 DWT
Panamax228.6 m32.3 m12.6 m60,000 DWT80,000 DWT
Aframax253.0m44.2m11.6m80,000 DWT120,000 DWT
Suezmax16 m120,000 DWT200,000 DWT
VLCC (Malaccamax)470 m60 m20 m200,000 DWT315,000 DWT
ULCC320,000 DWT550,000 DWT

ONDE: LENGHT - COMPRIMENTO ; BEAM - LARGURA MÁXIMA; DRAFT - CALADO MÁXIMO; DWT - PESO MORTO.

                                                     SUEZMAX:
                                        http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=3
                                                         VLCC
                                         http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=1

O SUPER PETROLEIRO "KNOCK NEVIS", ANTES CONHECIDO COMO "SEAWISE GIANT", "HAPPY GIANT" E " "JAHRE VIKING" , NOMES ANTERIORES DO NAVIO,  FOI O MAIOR NAVIO DO MUNDO ATÉ HOJE CONSTRUÍDO, FOI DESMONTADO EM 2010 NA ÍNDIA. TINHA 458,45 M DE COMPRIMENTO E CAPACIDADE DE 564,763 TONELADAS MÉTRICAS, SABE QUAL É O CALADO? 24,5 M, EQUIVALENTE A UM EDIFÍCIO DE 8 ANDARES. 

                                             ULCC -"KNOCK NEVIS"                                           
                             http://www.ships-info.info/label-oil-tankers.htm


                          PANAMAX - GRANELEIRO PANAMAX
                                http://www.blogmercante.com/2010/08/caem-precos-de-navios-capesizes/


JOSEMAR

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DIA DO ECONOMISTA - 13/08 - PARABÉNS

AOS COLEGAS ECONOMISTAS, PARABÉNS PELO DIA DESSA CARREIRA QUE TANTO FAZ VISLUMBRAR AS CAUSAS QUE LEVAM À COMPREENSÃO DOS FLUXOS DAS RIQUEZAS E EMPROBECIMENTOS DAS NAÇÕES.



JOSEMAR SOUZA SANTOS

MONOGRAFIA - EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO LAZER NÁUTICO NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" PARTE II

A Marina Aratu, localizada na baía de mesmo nome (vide anexo II), depois da Bahia Marina, que é localizada abaixo da Avenida Contorno, é a estrutura náutica com maior gama de serviços na BTS. Oferece aos navegadores uma rampa para embarcações de até 300 toneladas, e uma área útil que permite futuras ampliações. É uma das estruturas com maior potencial de crescimento no universo náutico da Baía de todos os Santos.

Mesmo voltada à manutenção de embarcações da Marinha de Guerra e eventualmente da Marinha Mercante, a Base Naval de Aratu oferece certas facilidades a embarcações de pequeno porte, como as oficinas e sistema de elevador de navios, que são um diferencial importante no desenvolvimento da náutica de lazer no Estado e particularmente na BTS. 


                    NAVIO TANQUE "MARAJÓ" MB - NO DIQUE SECO BNA
                                 http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/05112010/03.html

Diante do crescimento dessa atividade no Estado da Bahia proporcionado por fatores macroeconômicos, como a manutenção da estabilidade dos preços e a queda na taxa de juros básica da economia, que induziram o incremento da renda das classes b e c, formando um novo nicho de consumidores, é evidente que esta demanda crescente exigirá novos estruturas e ampliação das existentes, dando suporte aos novos navegantes. Conforme a (anexo VIII) verifica-se que as entidades náuticas organizadas no Estado estão no limite de ocupação de suas vagas disponíveis.

Uma dessas áreas que podem ser utilizadas nesse sentido é o quadro formado pelo Quebrar Sul do Porto de Salvador e o antigo Cais da CNB.  Com a construção de berços de atracação no entorno interno do Quebrar Mar, desde a sede da Capitania dos Portos até a proximidade do forte de São Marcelo, essa estrutura atenderia basicamente aos veleiros que aportam em Salvador, dando suporte a marina do Terminal Turístico náutico, adjacente ao antigo Prédio da Companhia de Navegação Baiana. 

                              QUEBRA MAR SUL PORTO DE SALVADOR

Visualiza-se também a construção de um quebra-mar na área entre a Praia do Porto da Barra e o Iate Clube da Bahia (ICB). O molhe atenderia a necessidade de proteção da sede social do ICB das vagas de quadrante sul e sudoeste, com a possibilidade de criar berços de atracação para embarcações de associados ou de visitantes, observando-se a relação custo benefício quanto ao impacto do meio ambiente. Normalmente estruturas desse tipo se tornam em sua parte submersa berçário para inúmeras espécies de peixe, o que favoreceria a diversificação e aumento da fauna marinha nessa região. Os piers dos imóveis e as embarcações de pescadores localizados entre o Bairro da Vitória e a Avenida Contorno também se beneficiariam com a proteção contra as ressacas. 
                        IATE CLUBE DA BAHIA / PRAIA DO PORTO DA BARRA
                                    http://diariodoavoante.wordpress.com/tag/salvador/

A vocação náutica da Ribeira, precisamente a enseada dos Tainheiros, deve ser incentivada pelos Governos Municipal e Estadual, criando estruturas públicas para atender aos que pretendem ingressar no mundo náutico, mas não possuem recursos financeiros suficientes para manter suas embarcações em uma entidade particular, socializando assim essa atividade. 

                            EMBARCAÇÕES - ENSEADA DOS TAINHEIROS

Os aterros da Enseada dos Tainheiros poderiam ser evitados a fim de recuperar, no que for possível, o manguezal que ali existia. As praias dessa área, que não são propícias ao banho de mar, em virtude de seu fundo de lama, por conseqüência devem ser liberadas a manutenção de embarcações de madeiras a exemplo das escunas, pois, secularmente, esta faina (trabalho a bordo) foi realizada dessa maneira nas inúmeras praias das ilhas da BTS.

As autoridades públicas, que são definidoras do planejamento urbano, não devem perder o horizonte que a atividade náutica é capaz de alcançar, pois gera renda e emprego, e as especializações históricas de cada lugar podem ser mais observadas e potencializadas. 

A recuperação dos antigos atracadouros existentes nas diversas localidades da BTS é de vital importância para atendimento daqueles que utilizarão esses locais para seus passeios marítimos e para dar apoio ao turismo náutico, que atua de forma incipiente para o potencial de desenvolvimento que esta atividade pode ter.


MARGARIDA E JOSEMAR


MONOGRAFIA - EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO LAZER NÁUTICO NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" PARTE I



A concepção do que se costuma chamar de estrutura náutica de lazer basicamente se delimita em clubes náuticos, marinas e estaleiros. No contexto da Baía de Todos os Santos, particularmente a cidade do Salvador, a exploração da atividade náutica de lazer é recente, apesar da estreita e histórica ligação dos soteropolitanos com o mar.

A primeira instituição a ser fundada com este intuito foi o Iate Clube da Bahia (ICB), em 23 de maio de 1935, no local onde funcionava a fábrica de chales Victória, na Ladeira da Barra. O ICB na concepção de seus fundadores teria que ser um local com sede social, estaleiro e guarda de embarcações (IATE CLUBE DA BAHIA 2008). Atualmente essa instituição é uma das mais representativas do universo náutico do Estado. Sua sede é capacitada para prestar serviços diversos de marinharia, com galpões onde pode ser acomoda um grande número de embarcações (anexo VIII) e com fácil acesso ao mar.  
                                     IATE CLUBE DA BAHIA
   http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/10/31/77452,yacht-clube-tem-fase-de-privatizacao.html

Mais de 26 anos após a fundação do ICB, em outubro de 1961, um outro clube náutico surgia nas águas da BTS, o Iate Clube Aratu (AIC). Este Iate tem como peculiaridade a maior presença de veleiros cabinados, também denominados de oceano, entre as demais entidades náuticas situadas na BTS.

                                               ARATU IATE CLUBE
                    http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2010/11/aratu-iate-clube-um-grande-clube-so-de.html

No início da década de setenta do século XX, por iniciativa de Raimundo Tourinho Dantas, foi criado o Clube do Saveiro, dando início aos primeiros movimentos direcionados à preservação dessas embarcações típicas. Nessa mesma época, o próprio Tourinho Dantas fundou a LR Turismo que adaptou inúmeros saveiros de vela de içar e escunas de carga para serem utilizadas no turismo náutico.  
 


Em 1970, Luiz Raimundo Tourinho Dantas comprou o saveiro “Estrela Dalva” para seu uso próprio e o reformou. Um barco de 14 metros que ficou bonito, requintado e bem equipado. Sua paixão o motivou tanto que não parou por ai. Reformou e construiu 10 saveiros (escunas) bem adaptados para uma empresa de turismo, a L.R Turismo, na época, de sua propriedade. Dantas foi o responsável pela fundação do Clube dos Saveiros, que apoiou todo o sistema que ressurgia (SMARCEVSKI, 1996, p. 110)


Foi o início de um novo momento para a atividade náutica na BTS, pois outros saveiros foram comprados e adaptados por particulares, além de encomendas de barcos novos. As chamadas escunas da Bahia pelo próprio desenvolvimento do turismo náutico se tornaram conhecidas no Sudeste do País e até no exterior, de onde surgiram pedidos de construção, injetando novo vigor aos diversos estaleiros de construção artesanal localizados no Litoral Baiano, que estavam em iminência de fechar pelo impacto causado pela mudança da matriz de transporte no Estado. 

            CATAMARÃO "ODARA" ATRACADO NO CLUBE DOS SAVEIROS
  Nesse mesmo período, iniciou-se a formação de uma estrutura náutica na Enseada dos Tainheiros, no Bairro da Ribeira. Além do Clube dos saveiros, surgiu o Angra dos veleiros, a Marina da Penha nas instalações da CNB. Posteriormente, a Marina dos Tainheiros, hoje denominada Píer Salvador. A Marina Píer Norte e Marina Bonfim esta situada nas instalações do antigo Estaleiro Bonfim. 

O crescimento da náutica na Bahia levou a instalação, em meados da década de noventa do século XX, da mais moderna marina do Brasil, a Bahia Marina. Com padrão internacional, este equipamento foi um divisor de águas para o desenvolvimento da atividade náutica de Lazer no Estado. A Bahia Marina esta localizada na BTS, ao pé da Avenida Contorno, no Comércio, próximo aos principais sítios históricos da Capital Baiana. É dotada de inúmeros e modernos equipamentos de lazer, a exemplo de restaurantes e lojas náuticas.


JOSEMAR E MARGARIDA

MONOGRAFIA - ABSTRACT


The work identifies some possible requires to development of the nautical activity of leisure in The State of Bahia, particularly in Bay of all Saints, on purpose to identify mechanism of income generation, job and increase of the tributary collection. It delineates the evolution and characteristic of nautical leisure as well as the competitive and comparative advantages of Bahia in relation to another competitor regions in Brazil. The presented research doesn’t speak about the preservation of nautical culture and naval art which developed along the history of Bahia and the absence of governamental planning, as factor of that damaged the increase of this sector. The absence of implement customs inspector in direction to concession of incentives to implantation of shipyards (dockyards) and industries of nautical equipments is another factor in inhibitory of that activity in the state. The complementar participation of the government of the state of Bahia in relation to Brazilian Navy in the safeguard activities in the sea-life understand oneself as a support for the navigations of the seashore of Bahia. The authors conclude according to the arguments delimited in that monograph by the existence of one accentuate out of proportion among the nautical structures. Nowadays, existing in Bay of all Saints and the exploitable potencial. This scenery can be reverted with the adoption of public politics, inducing to a growth of this sector with favorable implication in the indicators of economic and human development of the state.            

Keyword: Saveiros – Nautic – Bay of all Saints – leisure – Bahia



MARGARIDA E JOSEMAR

MONOGRAFIA - RESUMO


                                                      


O trabalho analisa alguns requisitos para o desenvolvimento da atividade náutica de lazer no Estado da Bahia, particularmente na Baía de Todos os Santos, com o objetivo de identificar mecanismos de geração de renda, emprego e ampliação da arrecadação tributária. Delineia a evolução e características do lazer náutico, bem como as vantagens competitivas e comparativas da Bahia em relação a outras regiões concorrentes no Brasil. A pesquisa apresentada denuncia a não preservação da cultura náutica e arte naval que se formou ao longo da história da Bahia e a falta de planejamento governamental como fatores que prejudicam a expansão desse setor. A ausência de instrumentos fiscais direcionados à concessão de incentivos para implantação de estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos é outro fator inibidor desta atividade no Estado. A participação complementar do Governo da Bahia em relação à Marinha de Guerra do Brasil nas atividades de salvaguarda da vida no mar traduz-se como um suporte aos navegantes do Litoral Baiano. Os autores concluem, com base nos argumentos delineados nessa monografia, que existe uma acentuada desproporcionalidade entre as estruturas náuticas atualmente existentes na Baía de Todos os Santos e o potencial exploratório. Cenário este que pode ser revertido com a adoção de políticas públicas responsáveis, induzindo a um crescimento deste setor com implicações favoráveis nos índices de desenvolvimento econômico e humano do Estado.

Palavras-chave: Saveiros – Náutica – Baía de todos os Santos – Lazer – Bahia


JOSEMAR E MARGARIDA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FILME "QUESTÃO DE HONRA" - EXEMPLOS DE DIGNIDADE E CORAGEM

AOS VISITANTES, REPITO MAIS UMA VEZ QUE ME FALTA QUALIDADE PARA SER CRÍTICO DE CINEMA OU DE QUALQUER OUTRO RAMO DAS ARTES. OS POUCOS FILMES QUE COMENTAREI NESTE BLOG, SE FUNDAMENTAM EM APENAS UMA LÓGICA, OU SEJA, SEUS ENREDOS DEMONSTRAM EXEMPLOS DE HONRA, DE CORAGEM, DE COERÊNCIA, EM SUMA, BASEADOS EM FATOS REAIS OU FICÇÃO DEIXAM UM LEGADO DE DIGNIDADE.

FOI NESTE CONTEXTO, QUE TIVE A AUDÁCIA DE FALAR ALGUMA COISA SOBRE AS PELÍCULAS GLADIADOR E CORAÇÃO VALENTE, E HOJE VOLTO COM UMA NOVA RODADA, O FILME "QUESTÃO DE HONRA", CUJO TÍTULO EM INGLÊS É "A FEW GOOD MEN", LANÇADO EM 1992.

                                                 CARTAZ DO FILME

                              TOM CRUISE NO PAPEL DO TENENTE DANIEL KAEFE

O ENREDO RETRATA UM OFICIAL DA MARINHA AMERICANA, VIVIDO POR "TOM CUISE", NO PAPEL DO TENENTE "DANIEL KAFFE", INDICADO PARA SER DEFENSOR DE DOIS          FUZILEIROS ACUSADOS DE TER ASSASSINADO UM COLEGA NA BASE NAVAL DE “GUANTÁNAMO’.

O OFICIAL QUE ATUAVA COMO PROMOTOR NO PROCESSO, OFERECE A KAFFE UM ACORDO, CONSIDERANDO OS RÉUS CULPADOS, MAIS REDUZINDO AS RESPECTIVAS PENAS. A PRINCÍPIO, "KAFFE" ACEITA, ACREDITANDO SER RAZOÁVEL, MAS SUA ASSISTENTE, TENENTE "JOANNE GALLOWAY" VIVIDA POR “DEMI MOORE”, INSISTE EM APURAR O CASO, TENDO COMO LINHA DE DEFESA QUE OS RÉUS AGIRAM COM CONSENTIMENTO DOS SEUS SUPERIORES.

                                      DEMI MOORE - TENENTE GALLOWAY

APÓS ESTUDAR OS AUTOS, ACREDITANDO QUE TENHA HAVIDO UM "ALERTA VERMELHO", QUE É UMA PUNIÇÃO, NÃO OFICIAL, APLICADA PELOS PRÓPRIOS COLEGAS, NAQUELES QUE SE ACREDITAM FRAQUEJAREM NOS TREINAMENTOS.

NÃO VOU RELATAR MINÚCIAS DO FILME, POIS DIMINUIRIA AS ESPECTATIVAS DE QUEM, PRETENDE ASSISTIR. EM SUMA, TENENTE KAFFE, GALLOWAY E SAM, OUTRO OFICIAL NO CASO. PARTEM PARA A ILHA, REALIZANDO A FASE INVESTIGATÓRIA, RETORNANDO PARA PLANEJAR A LINHA DE DEFESA E ARROLAMENTOS DAS TESTEMUNHAS.

O GRUPO LOGO CHEGA A CONCLUSÃO QUE HOUVE INDÍCIOS FORTES DE UM "ALERTA VERMELHO" E QUE O COMANDANTE DA BASE E SEU OFICIALATO ENCOBRIA A VERDADE UTILIZANDO DE TRÂNSITO DE INFLUÊNCIA. DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE O CORONEL "JESSEP", VIVIDO POR "JACK NICHOLSON", TINHA PRETENSÕES E TRÂNSITO POLÍTICO NA CAPITAL AMERICANA.

"KAFFE" ACREDITA QUE SERIA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALEGAR QUE OS DOIS RÉUS PRATICARAM O ALERTA VERMELHO, PELA DIFICULDADE DE ENCONTRAR EVIDÊNCIAS MATERIAIS E PROVAS TESTEMUNHAIS, E SE LEVASSE A JÚRI QUE UM OFICIAL SUPERIOR, O COMANDANTE DA BASE, TINHA CONHECIMENTO QUE SEUS SUBORDINADOS PRATICAVAM ABERTAMENTE ESSE TIPO DE ATO INFORMAL, E NÃO CONSEGUISSE CONVENCER O JÚRI, SUA CARREIRA DE OFICIAL DE MARINHA E ADVOGADO NÃO MAIS EXISTIRIA.

“GALLOWAY” CONSEGUE CONVENCER “KAFFE” A SUSTENTAR A LINHA DE DEFESA, PROVOCANDO O SEU AMOR PRÓPRIO, MOSTRANDO QUE ELE ERA UM ADVOGADO BRILHANTE E SAIRIA VENCEDOR. O RESTO VOCÊ VERÁ ASSISTINDO O FILME.

ACREDITAR NA POSSIBILIDADE DE VITÓRIA, MESMO QUE SEJA CONTRA FORÇAS HIERARQUICAMENTE SUPERIORES, NÃO É PARA TODOS OS HOMENS. NESSA AÇÃO O TENENTE “KAFFE” ENFRENTOU UM OFICIAL DE PATENTE SUPERIOR, ONDE O JUIZ DO CASO TAMBÉM ERA UM CORONEL DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAL, UM JÚRI CONSERVADOR, COORPARATIVISMO E TRÂNSITO DE INFLUÊNCIA, MAS VENCEU.

NO DIA A DIA DAS CORPORAÇÕES O QUE SE VERIFICA COM MUITA FREQUÊNCIA SÃO SINDICÂNCIAS E INQUÉRITOS TENDENCIOSOS ONDE A PUNIÇÃO EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, DEVIDO A FRAQUEZA DOS COMPONENTES DO GRUPO EM SE IMPOR ÀS FORÇAS ESTRANHAS  LEVAM A CONCLUSÕES PARCIAIS APLICANDO PENAS RÍGIDAS AOS MAIS FRACOS E LIVRANDO DE PUNIÇÃO EXEMPLAR OS QUE ESTÃO EM ESFERA HIERÁRQUICA SUPERIOR, A ISTO CHAMAMOS DE IMPUNIDADE.  

ASSISTIR SINOPSE:

                                         http://www.youtube.com/watch?v=hH1FlHL8wzs

ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR












segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PARADOXO - PORTO DE SALVADOR X SUAPE


DUAS INFORMAÇÕES CONFLITANTES QUE ENVOLVEM TANTO O PORTO DE SALVADOR COMO O PORTO DE SUAPE. REALMENTE NÃO SEI ONDE ESTÁ A VERDADE, OU ENTÃO, OS DADOS NÃO SÃO CONFLITANTES. 

SÓ POSSO DIZER O SEGUINTE, FARIA TUDO AO MEU ALCANCE  SE ESTIVESSE A FRENTE DOS DESTINOS DA MINHA TERRA, PARA QUE O ALGODÃO OU QUALQUER OUTRO  PRODUTO GERADO EM TERRITÓRIO BAIANO FOSSEM EMBARCADOS EM PORTOS DA BAHIA, NADA DE SUAPE, PECÉM OU OUTRO QUALQUER.

VAMOS AOS FATOS:

NO SITE DA CODEBA,  FOI POSTADA UMA MATÉRIA INTITULADA " PORTOS VÃO DAR SUSTENTAÇÃO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA" , CUJO TRECHO TRANSCREVEMOS ABAIXO, FALA SOBRE  FUTURA EXPORTAÇÃO DE ALGODÃO  PRODUZIDO NA BAHIA PELO PORTO DE SALVADOR. 

" OUTRA NOVIDADE É A SAFRA DE ALGODÃO QUE COMEÇARA A SER EXPORTADA PELO PORTO DE SALVADOR, QUE DESENVOLVEU UMA GRANDE ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AOS PRODUTORES, TRAZENDO MAIOR CONVENIÊNCIA PARA QUEM OPTA POR ESCOAR O ALGODÃO PELA CAPITAL BAIANA. ESTA ESTRUTURA INCLUI A MELHORIA  DAS CONDIÇÕES DAS AGÊNCIAS DE CARGA, TRANSPORTADORAS, EMPRESAS DE DESPACHO ADUANEIRO E ARMAZÉNS COM CAPACIDADE DE ESTUFAGEM. ALÉM DISSO, AS OPERAÇÕES EM SALVADOR ESTÃO EM CONFORMIDADE COM PADRÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA INTERNACIONAIS QUE GARANTEM  TRANQUILIDADE AOS IMPORTADORES E EXPORTADORES"

MATÉRIA COMPLETA NO ENDEREÇO A SEGUIR:

POR OUTRO LADO, NO SITE DA REVISTA " PORTOS E NAVIOS" OUTRA MATÉRIA INFORMA QUE SUAPE ESTÁ SE ESTRUTURANDO PARA ESCOAR O ALGODÃO PRODUZIDO NO OESTE DO ESTADO, INCLUSIVE USANDO A HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO E O PORTO FLUVIAL DE PETROLINA, ENQUANTO O DE JUAZEIRO É UM VERDADEIRO SÍMBOLO A INEFICIÊNCIA, SÓ EXISTE A ESTRUTURA E UM GUINDASTE MÓRBIDO.

OS PERNAMBUCANOS TÊM PORTO FLUVIAL E AEROPORTO INTERNACIONAL EM PETROLINA, AGORA QUEREM USAR A HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO QUE CORTA O TERRITÓRIO BAIANO, PARA ESCOAR POR SUAPE AS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO OESTE DA BAHIA. OS DETALHES ESTRATÉGICOS QUE PODEM PROPORCIONAR UM CAMINHO DESENVOLVIMENTISTA PARA OS BAIANOS SÃO ESQUECIDOS E RELEGADOS, ENQUANTO DELIRAMOS EM PROJETOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO , PORTO SUL, PONTE SALVADOR ITAPARICA E FERROVIA LESTE OESTE, QUE DEVEM ACONTECER, MAS NÃO HÁS RECURSOS PARA TODO O SONHO, CADA FATO TEM SEU MOMENTO.

PORQUE NÃO ANUNCIAMOS QUE VAMOS TRAZER O AÇÚCAR  DE PERNAMBUCO PARA SER EXPORTADO POR PORTOS BAIANOS?  AO INVÉS DE GASTARMOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS ESCASSOS EM UMA FERROVIA COMO A LESTE OESTE QUE SÓ EXISTE NO PAPEL, VAMOS RECUPERARMOS A FERROVIA JUAZEIRO / SALVADOR E INTERLIGARMOS A MESMA COM A FERROVIA TRANSNORDESTINA, PARA ESCOAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO OESTE DO ESTADO E DO PIAUÍ PELO PORTO DE ARATU OU PELO TERMINAL COTEGIPE.

VEJA O TRECHO DA MATÉRIA  E NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO A SEGUIR;

" O FORTE DA NOVA LINHA DE NAVEGAÇÃO SERÁ A IMPORTAÇÃO DE LUGARES COMO CHINA, HONG KONG E ÁFRICA. " ESTA LINHA PODE SE TORNAR UM GRANDE CANAL DE EXPORTAÇÃO E SUAPE VAI GANHAR GRANDES CLIENTES QUE EXPORTAM", DEFENDEU BERGMANN. A EMPRESA ESTÁ ACERTANDO OS DETALHES PARA USAR OS CONTÊINERES DA NOVA LINHA PARA EXPORTAR PARA O JAPÃO CERCA DE 4 MIL TONELADAS DE PLUMA E LINTER (A FIBRA) DE ALGODÃO, ANUALMENTE, QUE SÃO PRODUZIDOS NO OESTE DA BAHIA.

O PRODUTO VAI SAIR DE IBOTIRAMA (NA BAHIA) PELAS BARCAÇAS DO SÃO FRANCISCO, DEPOIS SERÁ ALFANDEGADO NO PORTO DE PETROLINA, ONDE DEVE EMBARCAR EM CAMINHÕES COM DESTINO A SUAPE. "COM O TEMPO, VAI VIR MAIS ALGODÃO PRODUZIDO NO SUL DO PIAUÍ E DO MARANHÃO", COMENTOU".

GOSTARIA IMENSAMENTE, QUE O DIRETOR DO TECON E O PRESIDENTE DA CODEBA COMENTASSE SOBRE ESTE PARADOXO, QUE INDICA QUE MAIS UMA VEZ OS INTERESSES DO ESTADO PODEM FICAR PARA DEPOIS. A HISTÓRIA ENSINA QUE A FRAQUEZA É PERIGOSA.


JOSEMAR















VISIT THE CITY OF SALVADOR, BAHIA STATE


VISIT THE CITY OF SALVADOR, CAPITAL OF BAHIA STATE. COME TO NAVIGATE IN OUR SEAS, ONE OF THE MOST APPROPIATE PRACTICE OF YACHTING ON THE PLANET, NAUTICAL HISTORY, THE MOST CHARMING AND GREATER  BAY OF BRAZIL, THE “BAY OF ALL SAINTS”, AGREABLE PEOPLE , SUNSHINES ALMOST OVER THE YEAR. IDEAL PLACE FOR THOSE WHO WANT TO INVEST IN SHIPBUILDING AND BOAT CHARTER.  PARADISE FOR CONTEMPLATIVE DIVING AND SHIP WRECKS.

I WAIT FOR YOU IN SALVADOR - BAHIA

                                              CITY OF SALVADOR   

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 RELIGIOUS  PARTY AT SEA OF BAHIA

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BEACH MORRO DE SÃO PAULO

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                              REFORM OF A  TYPICAL BOAT OF BAHIA

                                          TYPICAL BOAT OF BAHIA

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                    http://ilhabomjesus.blogspot.com/2011/01/dia-19-de-janeiro-dia-do-saveiro-da.html

 SALVADOR BAHIA CARNIVAL 2011
                  http://dicasgratisnanet.blogspot.com/2010/08/fotos-carnaval-2011-rj-salvador-sp.html

                                   SALVADOR BAHIA CARNIVAL 2011

BARRA LIGHTHOUSE  

FORT SAN MARCELO