terça-feira, 12 de julho de 2011

COMPRE UM BARCO, APRENDA A VELEJAR E NAVEGAR - BUY A BOAT, LEARN TO SAIL AND SAIL

                              
NÃO FOI ALEATÓRIO QUE A NOSSA BELÍSSIMA BAÍA FOI DESCOBERTA NO DIA DE TODOS OS SANTOS, OU SERIA DE TODOS OS DEUSES? TROCADILHOS A PARTE, QUEM JÁ NAVEGOU NA BTS, OU SIMPLESMENTE FEZ A TRAVESSIA DE SALVADOR A ITAPARICA, OU USUFRUIU O SEU ENTORNO, SABE DO QUE ESTOU FALANDO

A MAIOR BAÍA DO BRASIL, COM DIVERSAS ENSEADAS, RIOS NAVEGÁVEIS E ILHAS PARADISÍACAS, UM CLIMA ONDE O SOL REINA EM QUASE 365 DIAS, E MUITAS, MUITAS, HISTÓRIAS E LENDAS, É UM AMBIENTE QUASE PERFEITO PARA SE TER UMA EMBARCAÇÃO E SE TORNAR UM FUTURO LOBO DO MAR, OU PARA ÀQUELES QUE SIMPLESMENTE GOSTAM DE CONTEMPLAR A NATUREZA EM SEU MELHOR ESTILO.
                                         
                                                 PRAIA DE LORETO ILHA DOS FRADES 

                               http://guiadolitoral.uol.com.br/ilha_dos_frades-2609_2009.html

ESSE AMBIENTE FANTÁSTICO TRADUZ UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL A NÓS SOTEROPOLITANOS, SE VOLTARMOS PARA O MAR, NAVEGARMOS NAS ÁGUAS CÁLIDAS DE NOSSA BAÍA, A BORDO OBSERVARMOS O SOL REALIZAR SUA VIAGEM EM DIREÇÃO AO ORIENTE NO FINAL DA TARDE OU A LUA DERRAMAR SEU CAMINHO PRATEADO SOBRE AS ÁGUAS MÁGICAS DA BTS COMO SE INDICASSE O RUMO A SER SEGUIDO.


UMA DAS MAIORES DIFICULDADES EM ADQUIRIR UMA EMBARCAÇÃO EM SALVADOR, ERA A REDUZIDA OFERTA DE ESTRUTURAS NÁUTICAS DISPONÍVEIS. HOJE ESSA REALIDADE COMEÇA A SE MODIFICAR, COM A CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÕES DE MARINAS. MUITO TEM QUE SER FEITO, PRINCIPALMENTE SE A QUANTIDADE DE ADEPTOS ÀS ATIVIDADES NÁUTICAS DE LAZER SE AMPLIAR.

O GRANDE MARCO DO SETOR FOI A CONSTRUÇÃO DA BAHIA MARINA, UMA DAS MAIS COMPLETAS DO PAÍS, COM LOCALIZAÇÃO ÍMPAR, BEM NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR, AO LARGO DA AVENIDA CONTORNO. É UM REFERENCIAL  INTERNACIONAL PARA A CAPITAL DA BAHIA. ESSA MARINA PARA QUEM VAI INICIAR NA NÁUTICA COM UMA EMBARCAÇÃO DE MENOR PORTE, 16 A 20 PÉS, NÃO SERIA A IDEAL EM VIRTUDE  DO PREÇO DAS VAGAS.
                                                    BAHIA MARINA
                        http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=22537&mdl=29

NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, NA RIBEIRA, VAMOS ENCONTRAR, UMA FAIXA DE 6 MARINAS E CLUBES NÁUTICOS: MARINA SAVEIRO CLUBE, PIER NORTE, PIER SALVADOR, ANGRA DOS VELEIROS, MARINA DA PENHA, E NA PEDRA FURADA, ABAIXO DO BONFIM ESTÁ LOCALIZADA A MARINA BONFIM. ESSAS PELAS SUAS CARACTERÍSTICAS SERIAM IDEAIS PARA QUEM ADQUIRIU UMA LANCHA OU VELEIRO DE PEQUENO PORTE, OU ATÉ UM MONOTIPO.
                                             PIER MARINA BONFIM

                                   http://www.marinabonfim.com.br/Restaurante.html            

                                 QUIOSQUE E RESTAURANTE MARINA BONFIM  

                                   http://www.marinabonfim.com.br/Restaurante.html      

                                            MARINA PIER SALVADOR

                                        http://www.piersalvador.com.br/site/

MAIS AO NORTE DE SALVADOR OU NO FUNDO DA BTS ENCONTRA-SE A BAÍA DE ARATU VEJA COMO O ESPELHO D’ÁGUA DA NOSSA BAÍA É EXTENSO, AO PONTO DE TERMOS OUTRA BAÍA EM SEU ENTORNO. NESSA ÁREA, ENCONTRAMOS 3 ESTRUTURAS NÁUTICAS O ARATU IATE CLUBE, MARINA ARATU E A MARINA OCEMA IATE CLUBE.

                                                ARATU IATE CLUBE

                                           http://aratuiateclube.ning.com/


O ARATU IATE CLUBE É UM DOS CLUBES NÁUTICOS MAIS ANTIGOS DE SALVADOR, SEU PERFIL É DE EMBARCAÇÃO A VELA, TENDO, PORÉM,  CAPACIDADE PARA ATENDER VÁRIOS  SERVIÇOS NA ÁREA NÁUTICA. A MARINA ARATU, É UMA DAS ESTRUTURAS MAIS COMPLETA NA BTS, INCLUSIVE COM CARREIRA NAVAL E ÁREA PARA FUTURAS EXPANSÕES.

A MARINA "OCEMA IATE CLUBE" É A MAIS NOVA DAS 3 ESTRUTURAS LOCALIZADAS NA BAÍA DE ARATU, CONTANDO COM EXCELENTE OPÇÕES DE SERVIÇOS NÁUTICOS.

VÍDEO INSTITUCIONAL DA MARINA OCEMA
http://www.ocemaiateclub.com

NO INTERIOR DA BTS, HÁ  OUTRO ANCORADOURO, A MARINA DE ITAPARICA, NA CIDADE DO MESMO NOME, FOI FRUTO DE INVERSÕES DO GOVERNO DO ESTADO VISANDO DAR IMPULSO A ATIVIDADE NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. É BASTANTE FREQUENTADA POR VELEIROS ESTRANGEIROS DE PASSAGEM PELO LITORAL BAIANO.

EM CAIXA PREGO, NA ILHA DE ITAPARICA, GRANDE CENTRO DE CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES ARTESANAIS, EXISTIA UMA MARINA QUE FOI FECHADA. É UM LOCAL DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA NÁUTICA, COM ÁGUAS ABRIGADAS PARA FUNDEIO, E MUITAS PRAIAS EM ESTADO NATURAL.

                                                     CAIXA PREGO

                          http://sacoladecoisas.blogspot.com/2010/09/vai-pra-caixa-prego.html

ENTÃO POR QUE NÃO ADQUIRIR UM BARCO? SE VOÇE NÃO TEVE CONTATO MAIS DIRETO COM O MUNDO NÁUTICO, VÁ EM UMA OCASIÃO ALMOÇAR  EM UMA DESSAS MARINAS, OU TOMAR UM DRINK PARA VISLUMBRAR O PÔR DO SOL. COLOQUE SEU FILHO PEQUENO NUMA ESCOLA DE VELA, AS FAINAS NÁUTICAS INDUZEM  A CRIANÇA A ATUAR EM EQUIPE, A TER MAIS RESPEITO PELO AMBIENTE NATURAL, A TER UM DESENVOLVIMENTO FÍSICO SALUTAR.

OUTRA COISA, EM QUALQUER IDADE VOCE PODE SE VOLTAR AS LIDES NÁUTICAS, SE TRANSFORME NUM LOBO DO MAR, E VERÁS COMO OS PROBLEMAS EXISTENCIAIS NÃO TOLERAM SUBIR A BORDO DE UMA EMBARCAÇÃO, FICAM EM TERRA. COMPRAR UMA LANCHA, VELOCIDADE OU UM VELEIRO, MAIOR CONTEMPLAÇÃO, É ESCOLHA PESSOAL DO FUTURO COMANDANTE.

DO LÚDICO, PASSAMOS PARA UM ALERTA, AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS NÃO ESTÃO DANDO A DEVIDA ATENÇÃO PARA ESSE POTENCIAL NÁUTICO QUE A BTS POSSUI; OU SEJA, NÃO HÁ SEGURANÇA, OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE SÃO RELEGADOS E OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA NO SEU ENTORNO, TEM FAVELIZADO GRANDE PARTE DA BTS, INCLUSIVE SUAS ILHAS.
                 MODELO DE LANCHA, PARA INICIAR NO MUNDO NÁUTICO:


                                    FOCKER     16 PÉS ( 1 PÉ = 0,33 CM )
                                                           

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER


SENHORES

VAMOS A PARTIR DE AGORA ABRIR MAIS UM ESPAÇO NO BLOG, PARA FALARMOS DE ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, UMA DAS ESPECIALIZAÇÕES NÃO APROVEITADAS DA ECONOMIA BAIANA, EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE AÇÃO PLANEJAMENTAL, INTELIGENTE E  CONTINUADA POR PARTE DAQUELES QUE TERIAM ESTA RESPONSABILIDADE. POUCAS  OU POUQUÍSSIMAS REGIÕES DO PLANETA TEM AS VANTAGENS COMPARATIVAS QUE O LITORAL BAIANO OFERECE AOS QUE OPTARAM PELO MAR PARA SUAS HORAS DE LAZER.
A 1ª E A 2ª BAÍA DO BRASIL EM ÁREA, A DE “TODOS OS SANTOS” E A DE “CAMAMÚ”, RESPECTIVAMENTE.DIVERSAS REENTRÂNCIAS, “BOIPEBA”, “MORRO DE SÃO PAULO”, “ESTÂNCIA”, “PORTO SEGURO”, ETC. PARA COMPLETAR O MAIOR LITORAL DO PAÍS, COM CLIMA MARAVILHOSO EM BOA PARTE DO ANO. QUEM NAVEGA, SABE DO QUE ESTOU FALANDO.
O OBJETIVO DE LEVAR ESSAS INFORMAÇÕES É DE CONTRIBUIR PARA A BAHIA SE TORNAR UM  DOS GRANDES CENTROS DE REFERÊNCIA DA  NÁUTICA DE LAZER NO MUNDO. COMEÇANDO COM OS PRÓPRIOS SOTEROPOLITAMOS, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO CONHECE COM PROFUNDIDADE ESSA PÉROLA QUE MARGEIA O LITORAL DA CIDADE DE SÃO SALVADOR, A NOSSA QUERIDA BAíA DE TODOS OS SANTOS.

JOSEMAR SOUZA SANTOS

domingo, 10 de julho de 2011

A BAHIA PERDENDO ESPAÇO, ANTES NÃO ERA ASSIM



SENHORES,


FALAREMOS SOBRE ALGUMAS BAIXAS QUE A ECONOMIA BAIANA VEM SOFRENDO AO LONGO DOS ÚLTIMOS TEMPOS, PROMETENDO UM FUTURO NEBULOSO PARA NOSSO ESTADO.


                                                  AS PERDAS


    1)PERDEU EM 2008 DUAS UNIDADES DA “DOW QUÍMICA”, UMA PRODUTORA DE ESTIRENO, LOCALIZADA NO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, E OUTRA  QUE PRODUZ POLÍMEROS DESTINADOS A CREMES E LOÇÕES, EM ARATU. MENOS EMPREGO, MENOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTO, MENOS GANHO COM LOGÍSTICA.

    2)EM DEZEMBRO DE 2010 FOI A VEZ DA “NOVELLIS” , PROCESSADORA DE ALUMÍNIO PRIMÁRIO, ENCERRAR SUAS ATIVIDADES, ERA A ANTIGA “ALCAN”. MENOS TUDO QUE FOI DITO ANTERIORMENTE.

3) SE COGITA, A SAÍDA DE UMA DAS EMPRESAS MAIS INTENSIVA DE MÃO DE OBRA NA BAHIA, A “AZALÉIA”. QUEM ESTEVE NA REGIÃO DE ITAPETINGA E EM SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, FICOU IMPRESSIONADO COMO  ESSA INDÚSTRIA ESTÁ PRESENTE NO AMBIENTE ECONÔMICO DESSA REGIÃO. SE ESSE DESASTRE ACONTECER, SERÃO QUASE 18 MIL DESEMPREGADOS, QUE NÃO TERIAM COM SER ABSORVIDO EM OUTRAS ATIVIDADES.

4) QUAL  SERÁ A PRÓXIMA? NÃO SEI, MAS DO JEITO QUE O CENÁRIO SE APRESENTA NA BAHIA, NÃO DEVE DEMORAR DE TOMARMOS CONHECIMENTO. E TEM CORRENTES AQUI NO ESTADO QUE DEFENDEM O FIM DA GUERRA FISCAL, É UM ABSURDO. A BAHIA TEM QUE JOGAR PESADO NO AMBIENTE FISCAL DO PAÍS, FOI ASSIM QUE CONQUISTAMOS INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES COMO A FORD.

BONDADE DA UNIÃO PARA COM O NOSSO ESTADO, NÃO ESPERO, A BOA VONTADE É COM PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO SUL. POR OUTRO LADO, PARA SE AGIR AGRESSIVAMENTE, HÁ UM SENÃO, TEM QUE TER FORÇA POLÍTICA EM BRASÍLIA.

                                         
                                                  AS  PROMESSAS


1) TERMINAL PESQUEIRO, NA RIBEIRA, ANUNCIADO COM FANFARRAS, TRIO  ELÉTRICO, ISSO HÁ MAIS DE TRÊS ANOS, HOJE SÓ EXISTE NO LOCAL A PLACA.


2)  ANÚNCIO DE CONSTRUÇÃO DE TRÊS ESTALEIROS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.  HÁ MAIS DE TRÊS ANOS. SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES. NESSE ÍNTERIM, PERNAMBUCO TEM HOJE  O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ GARANTIU MAIS 2. CEARÁ PROCURA ATRAIR UM PARA SEU TERRITÓRIO, RIO GRANDE DO SUL TAMBÉM TEM O SEU. E PERCEBAM QUE TEMOS A MAIOR BAÍA DO BRASIL.

3) PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR E AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU, SE ARRASTAM HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, SEM VERBAS, ENQUANTO "SUAPE" CRESCE, SE QUALIFICA, PECÉM IDEM. INVESTIR NOS NOSSOS PRINCIPAIS PORTOS PÚBLICOS É ESTRATÉGICO PARA O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA, PELOS EFEITOS MULTIPLICADORES PROPORCIONADOS. SÃO INVERSÕES MAIS PRIORITÁRIAS QUE O PORTO SUL E A FERROVIA LESTE OESTE.


                                                O QUE NÃO GANHAMOS


1) O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS DA “GM” PARA O NORTE E NORDESTE E A FÁBRICA DA FIAT, TODAS PARA PERNAMBUCO.

2) A UNIDADE DE POLÍMERO VERDE DA “BRASKEM” PARA A COPESUL, NO RIO GRANDE DO SUL.

3) A  MONTADORA DA “TOYOTA” PARA SÃO PAULO.

4) CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA SADIA E PERDIGÃO, NO NORDESTE, PARA PERNAMBUCO


 É MUITO TRISTE O QUE VEM OCORRENDO COM A BAHIA,  O ENIGMÁTICO É QUE A IMPRENSA LOCAL NÃO PRODUZ NADA A RESPEITO DESSE ESVAZIAMENTO POLÍTICO E ECONÔMICO QUE OCORRE NO ESTADO, IDEM PARA A SOCIEDADE BAIANA EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS.




JOSEMAR SOUZA SANTOS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOVA LINHA MARÍTIMA, SALVADOR - SUAPE

SENHORES


A INFORMAÇÃO ABAIXO, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA BAIANA E SUA LOGÍSTICA MARÍTIMA. ESSAS PARTIDAS DE AÇO QUE SERÃO TRANSPORTADAS PELOS NAVIOS DA "MAESTRA" PARA SUAPE, COM PERSPECTIVA DE INCLUIR NOVOS PORTOS, ENCORPARÃO AS ESTATÍSTICAS DO PORTO DE SALVADOR, E AS RECEITAS DE TODO O TRADE PORTUÁRIO.

A REPORTAGEM,  NÃO RELATA DIRETAMENTE A FORMA DE ACONDICIONAMENTO DA CARGA, MAS TUDO INDICA QUE SERÁ POR CONTÊINER, POIS O "MAESTRA ATLÂNTICO" É UM NAVIO ESPECIALIZADO NESSE TIPO DE CARGA, ESSA EMBARCAÇÃO ERA O ANTIGO "N/M LLOYD ATLÂNTICO", QUE PERTENCIA À EXTINTA ESTATAL "LLOYD BRASILEIRO", O NAVIO NA ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO ERA A MAIOR EMBARCAÇÃO TRANSPORTADORA DE CONTAINER CONSTRUÍDA NA AMÉRICA DO SUL.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Navio - Maestra Atlântico
Construção - 1986 (Ishibras)
Imo - 8300016
Call Sign - PP9252
Bandeira - Brasil
Registro - Itajaí
Comprimento - 188,02
Boca - 30,21
Calado - 11,024
Capacidade - 1.21O Teus, 308 reefers
Armador - Maestra Logística
Ex Nomes - Lloyd Atlantico, Atlantico Sul, Norsul Atlântico
Rota - ????

                                            MAESTRA ATLÂNTICO

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A GLOBALIZAÇÃO, UM FATO PRETÉRITO

                       

                          A GLOBALIZAÇÃO, UM FATO PRETÉRITO



Os estudiosos tentam em seus pensamentos acadêmicos oferecerem interpretações e caminhos alternativos ao processo de globalização no contexto do neoliberarismo. E, num víeis não eficaz, eles oferecem essas novas idéias a mesa dos que dominam, no sentido que estes mudem suas atitudes em pró dos dominados, o que não deixa de ser um objetivo inocente e utópico. Os registros históricos provam que os privilegiados não renegam seus privilégios em nome da repartição, simplesmente a vista do convencimento dialético, e sim por atitudes fisicamente ruidosas por parte dos não beneficiados pelo sistema vigente.

Respeitando os ilustres pensadores e historiadores,  e suas horas de estudos dedicadas à compreensão do mundo real e suas nuances ideológicas, as terminologias globalização e neoliberarismo são palavras contemporâneas, que tentam decifrar realidades seculares com se fossem fenômenos recentes. Nos caminhos da humanidade, os povos tecnologicamente mais desenvolvidos, guiados pelas necessidades naturais de expandir seus domínios, partiram para conquistas dos presumivelmente mais fracos. Isso é uma forma rudimentar de globalização.

As grandes viagens dos desbravadores oceânicos, a exemplo de Vasco da Gama, Cabral, Colombo foi uma forma de globalizar resultados, no momento em que trocavam as especiarias extraídas nas novas terras desbravadas por manufaturas do império. No mesmo período colonial quando os trópicos por razões climáticas produziam cana de açúcar e exportavam para as Metrópoles européias, era uma forma de divisão e especialização globalizada do trabalho e da produção.

O que se pode verificar é que este fenômeno não é novo, sua essência é pretérita, o que muda com o tempo é a forma do mesmo materializar-se acompanhando o desenvolvimento tecnológico da humanidade. Na verdade configura-se um formato de relação econômica entre nações, povos ou regiões, onde uma das partes angaria receitas e a outra absorve as mazelas.

Os ideólogos tentam através de formulações teóricas tornarem mais humanas e equilibradas as relações de trocas materiais e financeiras entre as nações do globo, num contexto de um novo contrato social. Concordo, no sentido de que todos participem dos ganhos promovidos pelo processo de globalização e não apenas as nações ricas.Porém não encontramos em momento algum, nas entrelinhas dos pensamentos desses teóricos, quais as maneiras que os oprimidos conseguirão estas mudanças.

O processo de internacionalização da economia, é irreversível, pois suas bases foram assentadas naturalmente na dinâmica das leis econômicas, na busca pela eficiência, ou seja foi um processo natural e não ideológico. A globalização tem movimentos próprios, e não surgiu postada em uma ideologia formulada anteriormente, é uma realidade econômica preexistente, mensurada pouco a pouco, e não esta realidade tomou vida em suas divagações teóricas.

Conforme foi dito no parágrafo anterior, ou seja, a luz própria do fenômeno da globalização e do pensamento neoliberal, talvez explique a capacidade do sistema capitalista de historicamente se superar em seus contraditórios, ao contrário da Revolução Socialista de 1917 na Rússia, que foi estribada nos conceitos teóricos de
Karl Marx e Friedrich Engels, e que hoje não reina em termos práticos em nenhuma grande nação na ordem mundial, a não ser, na enigmática Cuba de Fidel.

O capitalismo triunfou em relação ao socialismo? Não sei. Talvez seus méritos estejam na capacidade de auto se regular ou se superar, na falta de amarras, ou por ter nascido no mundo real, enquanto o socialismo nasceu na abstração das idéias no utópico. Não estou entrando no mérito, não tenho pretensão, até por falta de capital intelectual, para formular conceitos sobre qual sistema é o mais justo, ou atenda os anseios de suas estruturas sociais. Só visualizo, que pela seleção natural o modo capitalista está vivo, e seu antagônico o socialismo Marxista só continua vivo nos ambientes acadêmicos.

No final dos anos 20 e inicio dos anos 30, do século passado, o fenômeno econômico da grande depressão nos Estados Unidos da América do Norte, caracterizado pelo profundo desaquecimento da economia americana, e suas conseqüências, principalmente o desemprego, sinalizava para os socialistas o “ big ben” do capitalismo, pois os tratados dos ideólogos do socialismo indicavam que o sistema capitalista conviveria com crises cíclicas em seu âmago, em virtude de suas contradições, até o momento em que em uma dessas crises ou o apogeu delas, desagregaria o sistema.

Estavam redondamente enganados, em 1929 surge no cenário da crise o economista John Maynard Keynes, solucionando essa inércia da economia americana, através do aumento dos gastos públicos. Com essa maior presença, ou como queira maior intervenção do estado na economia, a crise foi superada.

Ora veja, no período histórico que delimitava a crise de 1929 o remédio econômico utilizado pelo capitalismo e que o salvou, foi uma maior presença do estado na economia, e hoje no mundo neoliberal o receituário preconiza a diminuição da presença do estado no mundo econômico. Não pense que são contradições ilógicas, pelo contrário são os mecanismos internos do sistema que lhe permitem perpetuar sua existência. Enquanto isso o socialismo criado no campo da abstração dialética, engessado em seus dogmas não conseguiu sobreviver no mundo real.

Os teóricos, possivelmente não tenham percebido em suas análises sobre a irreversibilidade do processo de globalização, que os modos de produção não são estáticos temporalmente e atende a uma dinâmica das forças econômicas para aquele cenário do momento. Realmente a globalização neste quadrante temporal é irreversível, mas não é para o incógnito futuro. Outros modos surgirão,quais, não sei.

O que as nações não agraciadas com os loiros da globalização podem fazer, se tiverem vontade, seria procurar se inserir no sistema, lutando pela sua fatia no bolo, já que ditos desenvolvidos querem tudo e não aceitam diálogo.

Um exemplo cristalino de vontade em sair da condição de servidão para a linha de frente do bem estar, encontramos no nosso vizinho, a Argentina, quando em 2001 a população disse não ao pagamento da dívida externa, indo as ruas protestar nas principais cidades. Na verdade o FMI não é um cordeiro nem uma tábua de salvação econômica, e sim o lobo em pele de cordeiro e a armadilha econômica, e durante décadas esse aparelho financeiro ou banco do primeiro mundo, emprestou dinheiro as nações pobres, e logo depois cobrando com acréscimos, que estão sendo pagos com a esperança e o sangue das nações pobres e seus governos tolerantes com esta extorsão.

Na França, em março de 2006, com a promulgação da Lei do Primeiro Emprego, os estudantes e os sindicatos franceses foram as ruas das principais cidades, realizando violentos protestos, pela revogação desse instrumento, pois em seu bojo constava uma cláusula permitindo o empregador dispensar sem justificativa o jovem contratado. Os franceses perceberam que este item poderia ser o primeiro passo em relação a flexibilização das leis trabalhistas.

E vejam como é profundo o fosso de conquistas sociais entre a França e o Brasil, e mesmo assim os descendentes do 14 de julho de 1789 não querem perder direitos sociais. Enquanto a sociedade brasileira vive dormindo no berço esplêndido, o governo sinaliza acabar com a estabilidade de emprego no serviço público, restringir seu direito de greve etc, tudo isso sem oferecer medidas compensatórias, ou adotar caminhos que levem ao desenvolvimento econômico.

Isto é o que penso.


Josemar Souza Santos



COPEC - 33 ANOS - PARTE 8

Principais Serviços, Produtos e Aplicações das empresas do Polo Industrial de Camaçari.


1. Abb Ltda  - Serviços de Manutenção Industrial
    http://www.abb.com.br/
2. Acqua Service Distrib.de Prod.Quím.Ltda - Envasamento de produtos químicos.   
3. Acrinor - Acrilonitrila,  mat.-prima p/fibras sintéticas, borrachas, plásticos, fibras acrílicas, lã sintética,Cianidrina de Acetona, Monóxido de Carbono e Hidrogênio p/consumo industrial
    http://www.airproducts.com.br/
4. Ambev - Bebidas
    http://www.ambev.com.br/
5. Arembepe Energia S.A - Energia (geração termelétrica) p/consumo industrial.   
6. Bahia Pulp S/A  - Celulose Solúvel, p/fabricação de tecidos leves (lyocell e viscose), indústria de alimentos, fabricação de cosméticos e produtos farmacêuticos, óculos, filmes, fitros de cigarro etc.
    http://www.bahiapulp.com/
7. Bahiagas - Gás Natural Consumo Industrial
    http://www.bahiagas.com.br/
8. Basf - Metilaminas, Dimetilformamida, Trimetilamina, borrachas, consumo próprio, defensivos agrícolas, tensoativos
    http://http://www.basf.com.br/
9. BMD Têxteis Ltda - Tecidos técnicos de poliéster de alta tenacidade para uso industrial Lonas, toldos, coberturas arquitetônicas, capas para psicinas, capas de chuvas
    http://www.bmdtexteis.com.br/ 
10. Braskem PE 1 - Polietileno de Alta e Baixa Desnsidade p/embalagens, filmes, fios e cabos, peças técnicas, tubos e conexões, utensílios domésticos
    http://www.braskem.com.br/
11. Braskem PE 2 - Polietileno de Alta e Baixa Desnsidade p/embalagens, filmes, fios e cabos, peças técnicas, tubos e conexões, utensílios domésticos
      http://www.braskem.com.br/
12. Braskem  PE 3 - Polietileno de Alta e Baixa Desnsidade p/ embalagens, filmes, fios e cabos, peças técnicas, tubos e conexões, utensílios domésticos
     http://www.braskem.com.br/
13. Braskem Insumos Básicos - Matérias-primas (eteno,benzeno, tolueno, propeno, butadieno, orto-xileno etc) e utilidades (energia elétrica, vapor, água, ar de instrumento etc); aplicação final:pásticos,  automóveis, embalagens,  fibras sintéticas, filmes, móveis, peças técnicas, utensílios  domesticos etc 
     http://www.braskem.com.br/ 
14. Braskem Vinílicos - MVC/PVC Plásticos p/ brinquedos, calçados, construção civil, embalagens, filmes fios e cabos, móveis
     http://www.braskem.com.br/
15. Braskem Cloro-soda  - Soda, Cloro, Hipoclorito de Sódio, p/ alumínio, auxiliar têxtil, papel e celulose, processo químico, sabões, detergentes, tratamento de metais, metalurgia
      http://www.braskem.com.br/
16. Bridgestone Firestone - Pneus  p/ veículos de passeio e pick up
      http://www.bfbr.com.br/
17. Caraiba Metais - Cobre Eletrolítico, vergalhão, fios de cobre
      http://www.paranapanema.com.br/caraiba
18. Ceped
- Serviços tecnológicos
      http://www.ceped.br/
19. Cetrel - Serviços de Proteção Ambiental
      http://www.cetrel.com.br/
20. Chesf - Energia (geração termelétrica) p/ consumo industrial
      http://www.chesf.gov.br/
21. Cibrafértil  - Superfosfato simples
      http://paranapanema.mediagroup.com.br/cibrafertil
22. Columbian Cemicals - Negro de Fumo p/pneus de automóveis
      http://www.columbianchemicals.com/
23. Login Intermodal Logística - Logística ferroviária.   
24. Continental - Pneus p/automóveis/caminhões
      http://www.conti-online.com/
25. Copenor - Formaldeído Óxido, Formaldeído Prata, auxiliar têxtil, p/consumo próprio, resinas sintéticas, tintas e vernizes, defensivos agrícolas, explosivos, resinas sintéticas, couro
      http://www.copenor.com.br/ 
26. Deten - LAB - Linear Alquil Benzeno, mat. prima p/detergentes biodegradáveis
      http://www.deten.com.br/.
27. Dow Aratu - Óxido de Propeno, Propeno Glicóis p/consumo próprio, intermediário químico; poliuretanos - automóveis, peças técnicas
      http://www.dow.com/
28. Dow TDI - TDI Tolueno Diisocianatos Espumas
      http://www.dow.com/
29. Du Pont -  Diuron Herbicida/Uso agrícola
      http://www2.dupont.com/ 
30. Elekeiroz  - Octanol, Isobutanol, N Butanol, Plastificantes Ftálicos Plastificantes, resinas sintéticas
      http://www.elekeiroz.com.br/
31. Emca - Óleos Minerais Brancos p/ cosméticos, medicamentos (cremes, pomadas etc), alimentos, supressão de poeira em grãos
      http://www.ipiranga.com.br/
32. Energética Camaçari Muricy - Energia (geração termelétrica) p/consumo Industrial .  
32. Petrobras Fafen - Amônia e Uréia (Fertilizantes Nitrogenados)
      http://www.fafen.com.br/
33. Fafen Energia - Energia elétrica   
34. Fertilizantes Heringer - Fertilizantes agrícolas Uso agrícola
      http://www.heringer.com.br/
35. Ford - Automóveis
      http://www.ford.com/
36. I T F - Produtos Farmoquímicos
      http://www.chemi.com/
37. Indústria de Auto Peças Jardim Ltda - Autopeças  p/automóveis   
38. IPC - Bicarbonato de Sódio, Bicarbonato de Amônio, Cloreto de Cálcio Alimentos (biscoistos, crackers, bolos, panquecas, cookies), fermentos; construção civil (celerador de concreto e cimento), construção e manutenção de estradas, campos de petróleo; controle ambiental (controle de umidade, poeira etc), uso agrícola
      http://www.ipcnor.com.br/  
39. Ipiranga Comercial Quimica      
40. Kordsa Brasil - Fios de Nylon e Poliéster p/uso industrial, lonas de pneus, lonas de caminhão etc.
      http://www.kordsa.com/
41. Millennium - Sulfato Ferroso, Dióxido de Titânio (mat.-prima p/tintas) 
      http://www.lyondell.com/
42. Monsanto
- PIA (glifosato) Herbicida, uso agrícola
      http://www.monsanto.com.br/
43. Netlog  Armazéns Gerais - Serviços de armazenage/estcagem de resinas termoplásticas 
44. Oxiteno Nordeste - Óxido de Eteno, Etileno Glicol, Éteres Glicol, Etanolaminas, Derivados Etoxilados p/ consumo próprio, poliés, tensoativos, tratamento de gases industriais
      http://www.oxiteno.com.br/  
45. Peroxy Bahia Ind. Quimica - Peróxido de Hidrogenio água oxigenada   
46. Petrobras - U N - Distribuição de Gás Natural (uso industrial)  
47. Petrobras Distrib. (Bacam) - Distribuição de óleo combustível p/ uso industrial   
48. Petrobras Transpetro - Transporte de gás natural Uso industrial
      http://www.transpetro.com.br/
49. Unigel Plásticos - Policarbonatos (automóveis, construção civil, eletrônicos, embalagens, plásticos) 
      http://www.policarbonatos.com.br/
50. Proquigel Química  (Metacril) - Etila, Metacril Metila, Sulfato de Amônia, Acrilatos, Acetona Anidrina p/colas e adesivos, resinas sintéticas, tintas e vernizes, fertilizantes, resinas sintéticas
      http://www.proquigel.com.br/
51. Q G N  - Bicarbonato de Sódio, Metab. De Sódio, Sulfito de Sódio p/conservação de alimentos (carcinocultura), uso médico,  cremes dentais, nutrição animal, uso técnico, soluções fotográficas
      http://www.qgn-carbonor.com.br/
52. Sansuy - Laminados de PVC, produtos de laminados - p/lonas para uso em geral, armazenagem (contentor flexível), automóveis (bate-pés, tapetes, capotas de veículos utilitários, revestimento para portas, tetos, bagageiros etc), coberturas tensionadas, comunicação visual (back lights, front lights, banners, adesivos e telas), construção civil (impermeabilização e contenção), indústria de clçados, móveis, roupas especiais etc.
      http://www.sansuy.com.br/
53. Quattor - Polipropileno - mst,-prima p/plásticos – automóveis (párachoques, revestimentos de portas, painéis etc), embalagens, fibras sintéticas, filmes, móveis, peças técnicas, utensílios domesticos 
      http://www.quattor.com.br/
54. Taminco do Brasil - Alquilaminas p/fabricação de glifosato (herbicidas)
      http://www.taminco.com/ 
55. Tequimar - Transporte e armazenagem/Porto de Aratu
      http://www.tequimar.com.br/
56. Tubos Tigre - Tubos e conexões de PVC p/construção Civil
      http://www.tigre.com.br/
57.  UTE Bahia I - Energia (geração termelétrica)    
58. White Martins Gases Ind. - Gases Industriais
      http://www.praxair.com/


FONTE: http://www.coficpolo.com.br/

COPEC - 33 ANOS - PARTE 7

setaMarcos de Excelência

• Pioneirismo em sistemas integrados de proteção ambiental.

• Mais completo monitoramento ambiental do País, abrangendo ar, solo, rios, mar e águas subterrâneas.

• Eficiência dos sistemas coletivos de proteção ambiental reconhecida nacional e internacionalmente.

• Programa de redução de emissões atmosféricas.

• Aprimoramento contínuo dos processos produtivos/investimento em tecnologias limpas – Re-uso da Água, economia de energia.

• Desempenho em SSMA acima dos padrões exigidos pela Legislação.

• Mais completo estudo de riscos realizado no Brasil, envolvendo todas as empresas do Complexo Industrial – Projeto APPOLO

• Auditorias nas áreas de SSMA em todas as empresas (Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente)

• Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em todas as empresas, incluindo transporte de produtos químicos.

• Índice de acidentes com afastamento no Polo é de 2 ocorrências para cada um milhão de horas/homem de trabalho, contra 17 da indústria nacional.

• Permanente interface com os órgãos ambientais.

• Diálogo com as comunidades vizinhas.


 FONTE: http://www.coficpolo.com.br/

COPEC - 33 ANOS - PARTE 6

DADOS ECONÔMICOS - PÓLO DE CAMAÇARI:



  • Investimento global superior a 16 bilhões de dólares.


  • Investimentos novos de 4,3 bilhões de dólares até 2011.


  • Capacidade instalada acima de 11,5 milhões de t/ano de produtos químicos e petroquímicos básicos, intermediários e finais.


  • Produção no segmento químicos/petroquímicos atende mais da metade das necessidades do país.


  • Capacidade  instalada  para  220.000 toneladas/ano de cobre eletrolítico, no segmento de metalurgia do cobre, e de 250 mil veículos/ano no segmento automotivo.


  • Faturamento de aproximadamente US$ 15 bilhões/ano.


  • Exportações de US$ 2,3 bilhões/ano, correspondendo a cerca de 35% do total exportado pelo Estado da Bahia. Destinam-se a praticamente todo o mundo.


  • Contribuição anual acima de R$ 1 bilhão em ICMS para o Estado da Bahia. Responde por mais de 90% da arrecadação tributária de Camaçari.


  • Emprega 15.000 pessoas diretamente e 20.000 pessoas através de empresas contratadas.


  • Investimentos em programas sociais superiores a R$ 13 milhões/ano.



  • DISTÂNCIAS:
    • Refinaria Mataripe: 27 km 
    • Aeroporto: 30 km
    • Temadre: 36 km
    • Cidade Camaçari: 5 km
    • Terminal Aratu: 24 km
    • Cetrel: 3 km
    • Porto Salvador: 45 km
    • Dias D'Ávila: 7 km

    FONTE: http://www.coficpolo.com.br/

    COPEC - 33 ANOS - PARTE 5

    PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


    O SETOR PETROQUÍMICO CARREGA O ESTIGMA DE ESTAR ASSOCIADO A PROCESSOS OPERACIONAIS AGRESSIVOS AO MEIO AMBIENTE, O QUE NATURALMENTE IMPELE ESSAS INDÚSTRIAS A TOMAREM ATITUDES COMPENSATÓRIAS ÀS COMUNIDADES DO SEU ENTORNO. NÃO FOI DIFERENTE EM RELAÇÃO AO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI QUE DESDE O INÍCIO DE SUAS ATIVIDADES VÊM PRATICANDO POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

    O GRANDE SÍMBOLO DO MANEJO ECOLÓGICO DESSE COMPLEXO, SE TRADUZ PELA CRIAÇÃO DA CETREL EM 1978, COM UM CONCEITO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, INOVADOR PARA ÉPOCA, ONDE TODAS UNIDADES SÃO INTERLIGADAS ATRAVÉS DE DUTOS.COM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS.

    A EMPRESA INICIOU SUAS OPERAÇÕES NO FORMATO ESTATAL E HOJE, APÓS  PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO EM 1991, SEU CAPITAL ESTÁ DIVIDIDO EM 75% COM AS UNIDADES DO PÓLO DE CAMAÇARI E 25% COM O GOVERNO DO ESTADO.

    A CETREL VEM PRATICANDO DIVERSAS AÇÕES NO CAMPO SÓCIO - AMBIENTAL, COMPLEMENTANDO SUAS ATIVIDADES FINS. A PROPAGAÇÃO DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO  SUSTENTADO NAS COMUNIDADES ADJACENTES A EXEMPLO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO DE FAUNA E MANUTENÇÃO DE RESERVA ECOLÓGICA IDENTIFICAM A PREOCUPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM O BEM ESTAR SOCIAL NO SEU CONTEXTO.

    O COFIC - COMITÊ DE FOMENTO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI - UMA ASSOCIAÇÃO REPRESENTATIVA DAS EMPRESAS QUE COMPÕE ESSE COMPLEXO INDUSTRIAL, ESTÁ À FRENTE OU COORDENANDO  DIVERSAS AÇÕES NO CAMPO DE SEGURANÇA INDUSTRIAL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A RECUPERAÇÃO DO ANEL FLORESTAL, QUE CONTORNA AS DELIMITAÇÕES DA ÁREA DO PÓLO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES DESSAS AÇÕES. ESSE CONTORNO DE ÁRVORES, BASICAMENTE CONSTITUÍDO DE CONÍFERAS, TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL CRIAR A IMAGEM  DE UMA FRONTEIRA IMPEDITIVA AO AVANÇO URBANO AOS LIMITES DO PÓLO.

    É INTERESSANTE FRISAR O INVESTIMENTO SOCIAL, REALIZADO PELA FORD NORDESTE, PRIMEIRA MONTADORA DE VEÍCULOS A SE INSTALAR FORA DO EIXO SUL - SUDESTE, EM SUA UNIDADE INSTALADA EM CAMAÇARI, PROJETADA DENTRO DO MAIS RIGOROSOS PADRÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, POSSUINDO CERTIFICADO ISO 14001 DE GESTÃO AMBIENTAL.

    A FORD REALIZA DIVERSAS AÇÕES VISANDO MITIGAR O IMPACTO AO MEIO - AMBIENTE A EXEMPLO DE: TRATAMENTO DE EFLUENTES ATRAVÉS DE SOLOS FILTRANTES - WETLANDS - ONDE OS DEJETOS SANITÁRIOS SÃO TRATADOS  E APÓS, UTILIZADOS EM IRRIGAÇÃO DA ÁREA VERDE DA FÁBRICA.

    PROGRAMAS AMBIENTAIS  PARA MINIMIZAÇÃO DO DESPERDÍCIO, REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS, ATIVIDADES COM FUNCIONÁRIOS NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA E MEIO AMBIENTE, REFLORESTAMENTOS COM ÁRVORES NATIVAS NO CONTORNO DO COMPLEXO E, PARALELAMENTE ESTABELECE UM RELACIONAMENTO DURADOURO COM AS COMUNIDADES DE SEU ENTORNO.

    A POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA FORD, CONFORME SUA ASSESSORIA DE IMPRENSA, CONTEMPLA O OBJETIVO DE NÃO APENAS ESTABELECER SOLUÇÕES AMBIENTAIS INOVADORAS PARA POSICIONAR A EMPRESA COMO UMA LÍDER DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, MAS TAMBÉM, CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO PLANETA.


    JOSEMAR SOUZA SANTOS

    segunda-feira, 4 de julho de 2011

    COPEC - 33 ANOS - PARTE 4

    NOVOS COMPLEXOS PETROQUÍMICOS AMEAÇAM INVESTIMENTOS EM CAMAÇARI


    COM A CRIAÇÃO DA BRASKEM  EM 16 DE AGOSTO DE 2002, RESULTADO DA AQUISIÇÃO DA COPENE, GEROU-SE FORTE EXPECTATIVA DE UMA NOVA ONDA DE CRESCIMENTO NO SEIO DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI. O QUE SE OBSERVA QUASE 9 ANOS DEPOIS, É O SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO E PREOCUPAÇÃO QUANTO AO FUTURO DO MAIS IMPORTANTE  SETOR INDUSTRIAL DA BAHIA, EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE COMPETIR, NA BUSCA DE NOVOS INVESTIMENTOS.

    NOVOS PÓLOS PETROQUÍMICOS SÃO PLANEJADOS E OUTROS  JÁ EM IMPLANTAÇÃO AMPLIAM A COMPETITIVIDADE NO SETOR, A EXEMPLO DO PÓLO DE PAULÍNIA EM SÃO PAULO, ONDE A BRASKEM INVESTIU R$ 700 MILHÕES, DO RIO DE JANEIRO, O QUAL APROVEITARÁ A DISPONIBILIDADEDE GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS. NO PRÓPRIO NORDESTE, EM SUAPE FOI INAUGURADO  EM 2007 A MAIOR FÁBRICA DE RESINA PET - POLI TEREFLATO ETILENO - DO MUNDO, COM PRODUÇÃO DE 450 MIL TONELADAS/ANO.

    A COMPRA DOS ATIVOS DO GRUPO YPIRANGA NO PÓLO DE TRIUNFO PELA BRASKEM, PETROBRAS E ULTRA, PROPORCIONARÁ IMPORTANTES GANHOS DE ESCALA NA PRODUÇÃO DE RESINAS PLÁSTICAS NESSE COMPLEXO, O QUE NÃO ACONTECE NO COPEC, ONDE SUAS UNIDADES TÊM CAPACIDADE NOMINAL DE PRODUÇÃO BASEADA EM PROJETOS QUE REMONTAM A DÉCADA DE 70, NÃO POSSUEM ECONOMIA DE ESCALA ADEQUADA A REALIDADE DE MERCADO DOS DIAS DE HOJE.

    CARÊNCIA DE ESTRUTURA LOGÍSTICA, PRINCIPALMENTE NO MODAL FERROVIÁRIO E MARÍTIMO, INCERTEZAS QUANTO AO FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL, MATÉRIA  - PRIMA BÁSICA DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA, AO LADO DA NAFTA, SÃO TAMBÉM DESAFIOS QUE DEVEM SER EQUACIONADOS PARA MANTER VIVO O COPEC.



    JOSEMAR SOUZA SANTOS



    COPEC - 33 ANOS - PARTE 3

     O COPEC SE DIVERSIFICA, JÁ É CHAMADO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI


    HOJE SE OBSERVA NA REGIÃO DO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI UMA DIVERSIDADE DE UNIDADES PRODUTIVAS, FUGINDO AO PLANEJAMENTO INICIAL DE FOCAR ESSE COMPLEXO NO RAMO PETROQUÍMICO. ATUALMENTE, ESTÃO INSTALADAS EM CAMAÇARI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS, AUTOMOBILÍSTICA, PROCESSADORAS DE FERTILIZANTES, EMBALAGENS, ETC.

    UM DOS FATORES QUE FAVORECE A MUDANÇA DO MIX DE RAMO PRODUTIVO DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI FOI A VANTAGEM COMPARATIVA OFERECIDA PELA INFRA-ESTRUTURA MONTADA PARA RECEBER A CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA  E AS INDÚSTRIAS DE 2ª GERAÇÃO, DIMINUINDO OS CUSTOS LOGÍSTICOS E ESTRUTURAIS PARA OS FUTUROS EMPREENDIMENTOS.

    A CETREL, EMPRESA RESPONSÁVEL PELOS PROGRAMAS COLETIVOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ATUANDO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO E INCINERAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS E SÓLIDOS, TAMBÉM MONITORANDO A QUALIDADE DO AR E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, INICIOU SUA OPERAÇÃO PARALELAMENTE AO PÓLO.

    A CAPTAÇÃO DOS DEJETOS É REALIZADA ATRAVÉS DE INTERLIGAÇÃO, POR MEIO DE DUTOVIAS ENTRE AS INDUSTRIAS  E A CENTRAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS, ONDE APÓS REMOÇÃO DE 90% DOS POLUENTES, OS MESMOS SÃO ENCAMINHADOS AO EMISSÁRIO SUBMARINO DA PRÓPRIA EMPRESA  E LANÇADOS NO OCEANO ATLÂNTICO COM RISCO MINIMIZADO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE. A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA CENTRAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SE TORNA UM GRANDE DIFERENCIAL  NO MOMENTO DE DECIDIR PELA ALOCAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTIVA.

    OUTRA VANTAGEM COMPARATIVA É A PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU  E DOS TERMINAIS DA PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E GERDAU, ALÉM DO PORTO DE SALVADOR E SEU TERMINAL DE CONTAINER.

    NO RASTRO DA AMPLIAÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NO ESTADO, O CASO DAS LAVOURAS DE SOJA E MILHO NO OESTE BAIANO E DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO E DO SUDOESTE, PROPORCIONOU-SE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A INSTALAÇÕES  DE MISTURADORAS DE FERTILIZANTES NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PÓLO DE CAMAÇARI, EM VIRTUDE DA PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU.

    AS MATÉRIAS - PRIMAS DESSES INSUMOS SÃO EM SUA MAIORIA IMPORTADAS, E TRANSPORTADAS NA FORMA DE GRANÉIS SÓLIDOS. OS VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM SOJA ATÉ O PORTO COTEGIPE, RETORNAM AO OESTE COM FERTILIZANTES DESCARREGADOS EM ARATU .

    A INSTALAÇÃO DA MONTADORA FORD EM CAMAÇARI REPRESENTA A 4ª ONDA DA HISTÓRICA ECONÔMICA DA BAHIA, OU SEJA, A TRANSFORMAÇÃO AQUI MESMO DAS RESINAS PLÁSTICAS PRODUZIDA NAS INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS DE 2ª GERAÇÃO DO PÓLO DE CAMAÇARI. A FORD E AS UNIDADES SATÉLITES ALIMENTAM SUA LINHA DE MONTAGEM ATRAVÉS DE PROCESSO “JUST IN TIME”, PRODUZEM EM TRÊS TURNOS, GERANDO MILHARES DE EMPREGOS E TENDO UMA PARTE DE SUA PRODUÇÃO EXPORTADA. NESSA ESTEIRA, FORAM IMPLANTADAS A CONTINENTAL E A BRIDGESTONE FIRESTONE FÁBRICAS DE PNEUS, QUE LEVARAM A BAHIA A SER UM DOS  PRINCIPAIS PÓLOS DESSA ESPÉCIE NO BRASIL.


    JOSEMAR SOUZA SANTOS

    COPEC - 33 ANOS - PARTE 2

     O COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA


    OS MESMOS DESAFIOS QUE DEVEM SER SUPERADOS PELA ECONOMIA BAIANA, VISANDO SOLUCIONAR OS GARGALOS LOGÍSTICOS SUFOCANTES DA SUA COMPETITIVIDADE ATINGEM DE FORMA PARTICULAR, O COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI EM SUA DINÂMICA DE ROMPER BARREIRAS DO FUTURO.

    EM RELAÇÃO AO MODAL MARÍTIMO, A ESTRUTURA EXISTENTE NO PORTO DE ARATU É PRATICAMENTE A MESMA HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS. O SEU TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS – TGL – COM DOIS BERÇOS DE ATRACAÇÃO E O ANTIGO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS – TPG -, APRESENTAM SINAIS VISÍVEIS DE SATURAÇÃO, COM FILAS DE NAVIOS ESPERANDO A VEZ DE ATRACAR, O QUE TEM GERADO PAGAMENTO DE “DEMOURRAGE“, VALOR COBRADO PELOS DIAS DE ESPERA DO NAVIO, POR VAGA NO CAIS, CUSTO ESSE QUE INDUZ A PERDA DE COMPETITITVIDADE.

    HÁ NECESSIDADE DE UM TERCEIRO PÍER DE ATRACAÇÃO EM ARATU, PARA OPERAÇÕES COM GRANÉIS LÍQUIDOS, ATENDENDO, ASSIM, A DEMANDA REPRIMIDA. A PRÓPRIA BRASKEM REALIZOU INVESTIMENTOS NO TERMINAL DE GASOSOS, AMPLIANDO O PÁTIO DE TANCAGEM, REFORÇANDO AS ESTRUTURAS DO PÍER E DRAGANDO O LOCAL, INICIALMENTE PARA 12 METROS E ATUALMENTE COM A DRAGAGEM EFETUADA PELA CODEBA, A PROFUNDIDADE PASSOU PARA 15 METROS, PROFUNDIDADE ESTA, NÃO OPERACIONAL, POIS CARECE DE HOMOLOGAÇÃO POR PARTE DA CAPITANIA DOS PORTOS, QUE É O ÓRGÃO COMPETENTE PARA ESSES PROCEDIMENTOS. A DRAGAGEM DO TERMINAL PERMITE A ATRACAÇÃO DE NAVIOS DE MAIOR PORTE E ASSIM BARGANHAR FRETES MENORES, EM VIRTUDE DOS GANHOS DE ESCALA, DIMINUINDO O CUSTO LOGÍSTICO.  
                                                              
                                                        PORTO DE ARATU
                                      http://infologis.blogspot.com/2011_01_24_archive.html

    COM OS INVESTIMENTOS NO PORTO DE ARATU, A BRASKEM AMPLIOU O SEU MIX DE FORNECEDORES DE NAFTA, MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA PELA SUA CENTRAL DE PRODUTOS BÁSICOS OU SEJA, DE ACORDO COM AS CONVINIÊNCIAS DE MERCADO, ELA PODE ADQUIRIR O PRODUTO NAS MÃOS DA PETROBRÁS OU DO EXTERIOR. 


    NA ÁREA DE GRANÉIS SÓLIDOS A SITUAÇÃO É MAIS CRÍTICA, POIS O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO É BEM MAIOR. HÁ CASOS, NO AUGE DAS IMPORTAÇÕES DE FERTILIZANTES, QUE VAI DE JUNHO A OUTUBRO, DE NAVIOS ESPERAREM MAIS DE 20 DIAS PARA COMEÇAREM A DESCARREGAR. PARA ESSE TIPO DE CARGA, TAMBÉM É URGENTE A NECESSIDADE DE MAIS UM PÍER, QUE SE JUNTARIA AOS DOIS EXISTENTES, QUE SOMAM TRÊS BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ALÉM DA MODERNIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS EXISTENTES, AUMENTANDO A CADÊNCIA DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS. A SITUAÇÃO É TÃO CRÍTICA QUE A UTILIZAÇÃO DE MAIS DE 90% DO TEMPO ÚTIL DO TERMINAL  GERA MAIOR FADIGA NOS EQUIPAMENTOS, DIFICULTANDO AS PRÓPRIAS PARADAS PARA MANUTENÇÃO.

    EM RELAÇÃO ÀS CARGAS ACONDICIONADAS EM CONTAINERS, MOVIMENTADAS PELO PORTO DE SALVADOR, O CENÁRIO DE ESTRANGULAMENTO LOGÍSTICO NÃO É MUITO DIFERENTE. O   ADITIVO DO CONTRATO COM O TECON, TROUXE NOVO FÔLEGO, POIS SE AMPLIOU O PÁTIO DE ARMAZENAGEM , E A PROFUNDIDADE DA BACIA DE EVOLUÇÃO, PARA 15 METROS, INVESTIMENTO ESTE, REALIZADO PELA CODEBA. AO LARGO DO CAIS, O TECON REFORÇA AS ESTRUTURAS, PARA DRAGAR, TAMBÉM, PARA 15 METROS. É BOM DESTACAR O “JOINT VENTURE“ ENTRE O TECON A INTERMARÍTIMA, OUTRA OPERADORA PORTUÁRIA. 

                            
                                              TECON PORTO DE SALVADOR
                           http://osvaldocampos.blogspot.com/2010/09/porto-de-salvador-uma-nova-etapa.html


    SÃO GANHOS, MAS A SOLUÇÃO PARA SALVADOR SE LOCALIZA NA DENOMINADA “PONTA NORTE”, LOCAL ADEQUADO PARA SE INVESTIR EM UM NOVO TERMINAL DE CONTAINER, COM PROFUNDIDADE E RETROTERRA SUFICIENTES PARA RECLASSIFICAR NOSSO PORTO DE FEEDER PARA HUB, OU SEJA, DE ALIMENTADOR PARA CONCENTRADOR. É UMA SOBREVIDA QUE SALVADOR POSSUI, A PARTIR DAI, É DESLOCAR ESSAS OPERAÇÕES PARA ARATU.

    O ENIGMA QUE DEVE SER DECIFRADO, SE TRADUZ, PELA UNIÃO NÃO TER FEITO NADA OU QUASE NADA NO SENTIDO DE ALOCAR VERBAS OU PERMITIR A ENTRADA E CAPITAL PRIVADO NUMA OBRA TÃO ESTRATÉGICA PARA O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA. ENQUANTO ISSO, SUAPE RECEBE RECURSOS FEDERAIS A FUNDO PERDIDO, O QUE NÃO DEIXA DE SER MUITO ESTRANHO. AFINAL DE CONTAS, SOMOS A MAIOR ECONOMIA DO NORDESTE E A SEXTA DO BRASIL.

    A CONSTRUÇÃO DA VIA EXPRESSA, CUJO PROJETO, ENTRE OUTRAS VERTENTES, É VOLTADO PARA EXPURGAR O TRÁFEGO PORTUÁRIO DAS VIAS URBANAS ADJACENTES AO PORTO DE SALVADOR,  É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA DAR SUPORTE AO INCREMENTO DE VEÍCULOS PESADOS QUE ADVIRÁ COM A AMPLIAÇÃO DO PORTO DA CAPITAL.

    O GOVERNO BAIANO PRETENDE INESTIR EM UM COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO NO SUL DO ESTADO, O QUE É SALUTAR, SÓ QUE, UM INVESTIMENTO DESSE PORTE LEVA TEMPO PARA SE MATURAR, PRINCIPALMENTE PELA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA VIABILIZÁ-LO. OS GARGALOS DE NOSSA ECONOMIA SÃO ATUAIS E SUFOCA NOSSA COMPETITIVIDADE.

    OS PLANEJADORES DO ESTADO DEVEM PRIORIZAR O COMPLEXO PORTUÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE EXISTE UMA SIGNIFICATIVA INFRA-ESTRUTURA JÁ MONTADA, À ESPERA DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS. É O CASO DO TECON DE SALVADOR, PORTO DE ARATU E   A BAÍA DO MESMO NOME. NO PRETENDIDO PORTO SUL AS OBRAS SERÃO OFF SHORE , EM MAR ABERTO, O QUE DEMANDARÁ MAIOR QUANTIDADE DE RECURSOS E TEMPO. NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS O ESPELHO D’ÁGUA É ABRIGADO, COM PROFUNDIDADES IDEAIS PARA O TRÂNSITO DE GRANDES NAVIOS NOS CANAIS DE ACESSO AS UNIDADES PORTUÁRIAS LÁ EXISTENTES.

    O PORTO SUL, É NECESSÁRIO,  NO LONGO PRAZO. PARA NÃO SE TRANSFORMAR NUMA OBRA POLÍTICA, E SIM NUM PROJETO COM VIABILIDADE ECONÔMICA, TEM QUE TER DEMANDA, COM O TEMPO, QUE JUSTIFIQUE SUA EXECUÇÃO, UMA MINA COM MINÉRIO DE FERRO COM TEORES DE MENOS 40%, NÃO DÁ SUPORTE, TRAGA ESSE MINÉRIO PARA SER EMBARCADO EM ARATU, ONDE EXISTE UMA ESTRUTURA OPERACIONAL JÁ MONTADA. A CIÊNCIA ECONÔMICA É  O ESFORÇO PARA COMPATIBILIZAR NECESSIDADES ILIMITADAS COM RECURSOS ESCASSOS, COMO NÃO TEMOS DINHEIRO PARA TUDO, AS PRIORIDADES, VERDADEIRAS DEVEM SER ATENDIDAS PRIMEIRO, SALVADOR E ARATU SÃO ESSAS PRIORIDADES.

    A LIBERAÇÃO DOS ARMAZÉNS 1 E 2 DO PORTO DA CAPITAL, PARA IMPLANTAR UM COMPLEXO TURÍSTICO NÁUTICO, É UMA OBRA IMPORTANTE PARA O ESTADO, DEVENDO SER REALIZADA, MAS A QUANTIDADE DE EMPREGO SERÁ DIRECIONADA A ÁREA DE SERVIÇOS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTAINER, QUE SERÁ INSTALADO NA “PONTA NORTE” , FAVORECERÁ A MANUTENÇÃO E A CRIAÇÃO DE MILHARES DE EMPREGOS EM DIVERSOS SEGMENTOS DA ECONOMIA BAIANA, ALÉM DISSO, VAMOS PERDER 2 BERÇOS EM TROCA DE NENHUM.

    POR QUE A SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS NÃO FOI TÃO TEMPESTIVA EM LIBERAR RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DA “PONTA NORTE “ EM SALVADOR ? TALVEZ PORQUE, SUAPE, QUE NÃO CONSEGUIRIA SOBREVIVER SEM INJEÇÃO DE DINHEIRO  FEDERAL ,TEME A CONCORRÊNCIA DE UM GRANDE TERMINAL DE CONTEINER, AUTO SUSTENTÁVEL PELA LEIS DE MERCADO, NA BAHIA. SUAPE É UMA INVENÇÃO POLÍTICA.

    O MODAL FERROVIÁRIO, APÓS AS PRIVATIZAÇÕES  NO SETOR, TEM OFERECIDO SERVIÇOS REGULARES LIGANDO CAMAÇARI A PAULÍNIA – SP , COM FREQUÊNCIA  DE 7 OU MAIS VIAGENS SEMANAIS , ATENDENDO A DIVERSOS CLIENTES DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, ENTRE ELES A MONTADORA FORD . A FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICO - , QUE OPERA ESSE TRECHO , TEVE SEU CONTROLE ACIONÁRIO ADQUIRIDO PELA  COMPANHIA VALE DO RIO DOCE , EM 2003, COM AUTORIZAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRE – ANTT - , O QUE FAVORECEU A INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS DE TRANSPORTES , PERMITINDO AOS SEUS CLIENTES DIVERSAS SOLUÇOES LOGÍSTICAS.

    A EXEMPLO DOS PORTOS, AS FERROVIAS ENFRENTAM GARGALOS EM NOSSO TERRITÓRIO, É O QUE ACONTECE COM A PONTE DOM PEDRO II , LIGANDO A CIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX, NO RECÔNCAVO BAIANO . ESSA CONSTRUÇÃO DE QUASE 200 ANOS NÃO SE ENCONTRA APTA A ATENDER ÀS COMPOSIÇÕES DE TRENS MODERNOS , O QUE ACARRETA UM MAIOR “TRANSIT TIME ”  DAS VIAGENS. 

    NO CONTEXTO RODOVIÁRIO , A BA – 535 , DENOMINADA VIA PARAFUSO , CRISTALIZA O GRANDE ENTRAVE À  CIRCULAÇÃO VEÍCULOS NA ÁREA DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI . ESSA VIA, COM EXTENSÃO DE 19,8 KM DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRINCIPAL CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA, NÃO SOFREU, PRINCIPALMENTE, EM QUASE 34 DE ANOS DE EXISTÊNCIA, NENHUM MELHORAMENTO ESTRUTURAL, ENQUANTO O TRÁFEGO POR ELA ATENDIDO TEM CRESCIDO AO LONGO DO TEMPO, EM PROPORÇÕES GEOMÉTRICAS. 

    A SUA DUPLICAÇÃO PROPORCIONARIA  UMA EFICIÊNCIA E INTEGRAÇÃO DOS DIVERSOS MODAIS DE TRANSPORTES, DIMINUINDO O SUFOCO LOGÍSTICO PARA AS EMPRESAS LOCALIZADAS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PÓLO.

    A CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA DO PÓLO PETROQUÍMICO, NESSE PERÍODO, PRATICAMENTE QUADRUPLICOU SUA CAPACIDADE DE PRODUTOS BÁSICOS, PASSANDO DE 350.000 T PARA 1.300.000 T. JUNTO A ISSO, NOVAS INDÚSTRIAS SE INSTALARAM NA REGIÃO, A EXEMPLO DA MONTADORA DE AUTOMÓVEIS FORD, FÁBRICAS DE PNEUS, MISTURADORAS DE FERTILIZANTES ETC.


    JOSEMAR SOUZA SANTOS

    COPEC - 33 ANOS - PARTE 1

    O SURGIMENTO DE UM NOVO PÓLO INDUSTRIAL NA BAHIA E SUAS EXTERNALIDADES POSITIVAS

    A ECONOMIA BAIANA SOFREU UM DECLÍNIO SISTEMÁTICO NO PERÍODO QUE SE ESTENDE ENTRE O INÍCIO DO SÉCULO XIX ATÉ A DÉCADA DE 1950, ATRELADO ÀS RAZÕES HISTÓRICAS QUE LEVARAM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL COLONIAL DE SALVADOR PARA O RIO DE JANEIRO. ANTES DESSE FATO, NO SÉCULO XVIII ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, A ANTIGA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS POSSUIA O MAIOR PORTO COMERCIAL ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, FERVILHANDO DE NAVIOS E NEGOCIANTES DE PAISES EUROPEUS EM BUSCA DE NOSSAS ESPECIARIAS. SERVIA TAMBÉM, COMO LOCAL PARA ABASTECIMENTOS DOS NAVIOS PROPULSIONADOS A VELA QUE DEMANDAVAM EM DIREÇÃO AO ORIENTE, VIA “CABO DA BOA ESPERANÇA”, EM RAZÃO DOS REGIMES DE VENTOS NO ATLÂNTICO SUL. 

    NESSE PERÍODO, AQUI SE LOCALIZAVA UM DOS MAIORES ARSENAIS NAVAIS DO MUNDO, ONDE SE CONSTRUÍAM E REFORMAVAM NAVIOS DE GRANDE PORTE, TINHAMOS MADEIRA DE BOA QUALIDADE, ALÉM DE ENSEADAS PROPÍCIAS A ESSA FAINA.

    O ÁPICE DESSE PROCESSO DE DECADÊNCIA CRISTALIZOU-SE NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO PASSADO, QUANDO NO ÂMBITO DA PRÓPRIA REGIÃO NORDESTE, A BAHIA PERDEU A LIDERANÇA INDUSTRIAL PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO. A ESSA ÉPOCA, PERNAMBUCO ERA VISTO COM OLHOS MAIS AMIGOS PELA UNIÃO DO QUE NOSSO ESTADO, POIS, TEVE MAIOR COMPETÊNCIA POLÍTICA PARA LUTAR POR VERBAS FEDERAIS. ESSE PERÍODO , CORRESPONDE A 1º METADE DO SÉCULO XX, QUE REPRESENTA A NÃO INDUSTRIALIZAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, É EXAUSTIVAMENTE ESTUDADO PELOS ECONOMISTAS E ESTUDIOSOS E DENOMINADO O “ ENIGMA BAIANO”.

    OS VENTOS COMEÇARAM A SOPRAR FAVORÁVEIS, QUANDO DA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA LOCALIDADE DE LOBATO, SUBÚRBIO DE SALVADOR, NO DIA 21 DE JANEIRO DE 1939 E POSTERIORMENTE NO RECÔNCAVO BAIANO, QUE LEVOU À CONSTRUÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES EM 1949, INCORPORADA À PETROBRÁS EM 1953. ESSE MOMENTO ALICERÇOU O ESTADO NO PROCESSO INDUSTRIAL MODERNO, COMO PRODUTOR DE BENS INTERMEDIÁRIOS, ALIÁS, ESPECIALIZAÇÃO QUE A BAHIA ESTIGMATIZA ATÉ OS DIAS DE HOJE.

                                              REFINARIA  LANDULPHO ALVES

                       http://portalmaritimo.com/2010/09/30/refinaria-landulpho-alves-60-anos-de-servicos-ao-brasil/

    EM NOVA TENTATIVA DE ALAVANCAR O SETOR SECUNDÁRIO NO ESTADO, FOI CRIADO EM 1966 O CIA – CENTRO INDUSTRIAL DE ARATU – COM BASE EM CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS, ALÉM DA INFRA - ESTRUTURA NECESSÁRIA À IMPLANTAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS. ESSE MODELO NÃO FOI A VANTE, POIS NÃO HAVIA COMPLEMENTARIEDADE ENTRE AS INDÚSTRIAS ALI EXISTENTES.

    LOGO QUE O PRAZO LIMITE DOS INCENTIVOS FISCAIS FINDAVAM, UM GRANDE NÚMEROS DESSAS EMPRESAS FECHAVAM SUAS PORTAS, MIGRANDO PARA OUTROS ESTADOS.

    JÁ NA DÉCADA DE 1970, COM BASE NO II PND – PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO – ALIADO À NECESSIDADE DE AMPLIAR A OFERTA DE PRODUTOS PETROQUÍMICOS BÁSICOS, DEMANDADOS PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS NO PERÍODO DO DITO MILAGRE BRASILEIRO, INICIOU-SE DEBATES EM TORNO DA VIABILIDADE DE SE IMPLANTAR UM NOVO PÓLO PETROQUÍMICO OU AMPLIAR-SE O JÁ EXISTENTE EM SÃO PAULO, A PETROQUÍMICA UNIÃO.

    A DECISÃO DE SE INSTALAR O PÓLO PETROQUÍMICO NA BAHIA NÃO FOI PACÍFICA, ENVOLVEU INTENSAS CONTENDAS POLÍTICAS NOS BASTIDORES DE BRASÍLIA, ONDE AS ELITES CONSERVADORAS SULISTAS NÃO ACEITAVAM QUE UM ESTADO NORDESTINO PRODUZISSE BENS INTERMEDIÁRIOS COM VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO. ALÉM DAS VANTAGENS COMPARATIVAS, A EXEMPLO DE SERMOS O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO DO PAÍS NESSA ÉPOCA, POIS AS JAZIDAS EM MAR ABERTO NA BACIA DE CAMPOS NÃO HAVIAM SIDO DESCOBERTAS, 

                                          PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

                                    http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1138549

    O GOVERNO MILITAR, BASEADO EM PRINCÍPIOS ESTRATÉGICOS, PRECONIZAVA A DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SUDESTE EM DIREÇÃO A OUTRAS REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS. NESSE MOMENTO HISTÓRICO HOUVE TAMBÉM COMPETÊNCIA DAS NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E EMPRESARIAIS EM GARANTIR ESSE IMPORTANTE TRUNFO ESTRATÉGICO PARA O FUTURO ECONÔMICO DO ESTADO.

    A ENGENHARIA ECONÔMICA QUE DEFINIU A COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA DAS EMPRESAS QUE IRIAM COMPOR O COPEC – COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI – VIABILIZOU-SE COM O MODELO TRIPARTITE; CAPITAL NACIONAL PÚBLICO, MAJORITÁRIO, CAPITAL NACIONAL PRIVADO, E CAPITAL PRIVADO MULTINACIONAL – MINORITÁRIO - , DETENTOR DA TECNOLOGIA. ASSIM, SURGIU EM CAMAÇARI O MAIOR COMPLEXO PETROQUÍMICO DO HEMISFÉRIO SUL, CONCEBIDO DE FORMA PLANEJADA, ONDE SUA CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA, QUE PRODUZIA INSUMOS  BÁSICOS OU DE 1º GERAÇÃO,  A EXEMPLO DO ETENO E BENZENO, E OS REPASSAVAM  ATRAVÉS DE DUTOS ÀS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS OU DE 2º GERAÇÃO, QUE PRODUZIAM RESINAS TERMOPLÁSTICAS, DENTRE OUTROS.

    OUTRAS VANTAGENS COMPETITIVAS DO COPEC À ÉPOCA  DA SUA CRIAÇÃO, FOI A CONSTRUÇÃO QUASE ÀS SUAS PORTAS, DO PORTO DE ARATU, MOVIMENTANDO INSUMOS NA FORMA DE GRANÉIS LÍQUIDOS, GASOSOS E SÓLIDOS, TANTO NO SENTIDO DE IMPORTAÇÃO COMO NA EXPORTAÇÃO. OS CONCEITOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL TAMBÉM ESTAVAM PRESENTES  NA CONCEPÇÃO DO COPEC, ATRAVÉS DO CINTURÃO VERDE QUE ENVOLVE O CONTORNO DA SUA ÁREA INDUSTRIAL E A CETREL  - CENTRAL DE TRATAMENTOS DE EFLUENTES LÍQUIDOS, EMPRESA DE EXCELÊNCIA NA ÁREA DE TRATAMENTOS DE DEJETOS INDUSTRIAIS LÍQUIDOS.

    A CONSTRUÇÃO DO PÓLO DE CAMAÇARI GEROU INÚMERAS ECONOMIAS EXTERNAS PARA SALVADOR E SUA ÁREA METROPOLITANA, A EXEMPLO DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS, ORIUNDO DO PATAMAR SALARIAL DOS SEUS EMPREGADOS, LEVANDO A UMA NOTÁVEL EXPANSÃO URBANA NA CAPITAL BAIANA, LITORAL NORTE – CONDOMÍNIOS FECHADOS – E NA CIDADE DE CAMAÇARI. A ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA, ANTERIORMENTE CENTRADA NUMA ECONOMIA AGRO EXPORTADORA, PASSOU A TER O COPEC COMO MAIOR CONTRIBUINTE DO ERÁRIO BAIANO.

    POR OUTRO LADO,  NEM TUDO FORAM FLORES NA ESTRADA DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI. CRISES HOUVERAM E TIVERAM DE SER SUPERADAS. EM 1990, O BRASIL PROMOVEU ABERTURA DO SEU COMÉRCIO EXTERIOR, INVADINDO O MERCADO INTERNO COM RESINAS PLÁSTICAS E OUTROS SUBPRODUTOS PETROQUÍMICOS PRODUZIDOS EM PAISES EMERGENTES DO SUDESTE ASIÁTICO, QUE TINHAM CUSTOS DE PRODUÇÃO MENORES QUE O NOSSO, POIS O EMPRESARIADO BRASILEIRO ATUAVA EM UM AMBIENTE FECHADO NÃO ACOSTUMADO A CONCORRÊNCIA DE MERCADO.

    HOUVE TAMBÉM A CRIAÇÃO DO COPESUL NO RIO GRANDE DO SUL, QUE TIROU NICHO DE MERCADO DO COPEC NO MERCORSUL, PELO FATO DE FICAR MAIS PRÓXIMO A ESTE BLOCO ECONÔMICO. NESSE CENÁRIO, AS EMPRESAS DO COPEC, VISANDO REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS, ADOTARAM O REGIME DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA, O QUE FEZ OS EMPREGOS DIRETOS CAIREM DE 25 MIL POSTOS NO SEU AUGE, PARA POUCO MAIS DE 6 MIL NOS DIAS DE HOJE. É CLARO QUE DEVEMOS INCLUIR NESTE EVENTO O COMPONENTE TECNOLÓGICO QUE INDUZ À AUTOMAÇÃO OPERACIONAL E, POR CONSEQUÊNCIA, LEVA Á DIMINUIÇÃO DA NECESSIDADE DA PRESENÇA HUMANA NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS.

    ESSA NOVA REALIDADE QUE DOMINAVA O AMBIENTE ECONÔMICO BRASILEIRO, EM RAZÃO DESSA CONTEMPORÂNEA “ ABERTURA DOS PORTOS “, FOI IMPORTANTE PARA QUE GRUPOS EMPRESARIAIS NACIONAIS PROMOVESSEM ARRANJOS SOCIETÁRIOS, VISANDO ENFRENTAR O AMBIENTE DE CONCORRÊNCIA GLOBALIZADA. NA BAHIA, UM FATO ESPECÍFICO, A LIQUIDAÇÃO DO BANCO ECONÔMICO EM 2001, QUE MANTINHA BRAÇOS NO SETOR PETROQUÍMICO, LEVOU A MUDANÇA DO CONTROLE DA COPENE – CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA -, PARA AS MÃOS DO GRUPO ODEBRECHT, PASSANDO A SER DENOMINADA BRASKEM.

    HOJE A PETROQUÍMICA BAIANA CONTINUA MANTENDO POSIÇÃO RELATIVA NO MERCADO NACIONAL, MAS DEVE BUSCAR NOVAS SINERGIAS PARA MANTER COMPETITIVIDADE DIANTE DOS  DESAFIOS DE MERCADO, NUM CENÁRIO GLOBALIZADO, ONDE UM PASSO ESTRATÉGICO, EM FALSO, PODE TER CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS.




    JOSEMAR SOUZA SANTOS

    COPEC - 33 ANOS

    SENHORES

    NO ÂMBITO DO ANIVERSÁRIO DO COPEC - COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, HOJE, DENOMINADO, COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, EM VIRTUDE DA AMPLIAÇÃO DO ESPECTRO DE NOVOS RAMOS PRODUTIVOS NA SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, ESCREVEMOS , SEM  MAIORES PRETENSÕES, ALGUNS TÓPICOS, DIVIDIDOS EM PARTES, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA, PARA O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DO NOSSO PÓLO PETROQUÍMICO, TORNANDO-O MAIS COMPETITIVO, DIANTE DE OUTROS. SÃO 33 ANOS,  COMPLETADOS EM 29/06/2011, DESSA CONQUISTA QUE MUDOU O PERFIL INDUSTRIAL DA BAHIA, DE UMA ECONOMIA COM LASTRO NO SETOR PRIMÁRIO, PARA UMA ECONOMIA BASEADA NO SETOR SECUNDÁRIO, ESPERO QUE GOSTEM.

    BOA SORTE

    JOSEMAR SOUZA SANTOS

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    IDENTIDADE BAIANA

    CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 01 DE JULHO DE 2011

    CAROS AMIGOS

    NENHUM POVO PODE SEGUIR NA ESTRADA DA PRESERVAÇÃO DA SUA IDENTIDADE SE NÃO LUTAR POR SEUS MEIOS ECONÔMICOS QUE É A SUA SOBREVIVÊNCIA. ASSIM, A BAHIA TEM QUE CRIAR CAMINHOS E MECANISMOS PARA SOLIDIFICAR SUA POSIÇÃO RELATIVA DIANTE DOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, AGINDO AGRESSIVAMENTE NA CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA NATUREZA PARA ATRAIR E MANTER INVESTIMENTOS QUE GEREM RENDA E EMPREGO PARA NOSSA POPULAÇÃO. ESTA É A REGRA DO JOGO DO MOMENTO. NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE ACREDITAR NA BONDADE.  JÁ PERDEMOS A GM, A TOYOTA, A FIAT, DENTRE OUTROS E QUE TEMOS MAIS A PERDER NO FUTURO? A DIALÉTICA DE NÃO FICAR DE OLHO NO CRESCIMENTO DOS OUTROS ESTADOS E APENAS NO NOSSO, ESSE COMPORTAMENTO DE AVESTRUZ  É SIMPLISTA, DERROTISTA, DEVEMOS SIM, PERMANECER DE ATALAIA, NA PONTE DE COMANDO, OBSERVANDO OS PERIGOS E OBSTÁCULOS QUE PORVENTURA ESTEJAM PRESENTES NO RUMO DO NAVIO, POIS ASSIM, DEVE PROCEDER UM BOM COMANDANTE. A SEGURANÇA DOS SEUS SUBORDINADOS E DOS BENS ECONÔMICOS TRANSPORTADOS EM SEU NAVIO DEPENDE DA SUA CAPACIDADE DE COMANDAR. OS HERÓIS DO “2 DE JULHO“ SE INSPIRARAM NOS HERÓIS DO “14 DE JULHO “ PRESENTES NA QUEDA DA BASTILHA.

     UMA BAHIA PARA OS BAIANOS.

    JOSEMAR 
    ECONOMISTA - CORECON 2065