terça-feira, 16 de agosto de 2011

CANAL DE SUEZ, UMA PASSAGEM ESTRATÉGICA PARA NAVEGAÇÃO - SUEZ CANAL, A STRATEGIC PASSAGE FOR NAVIGATION

                                     

EM ESCRITO ANTERIOR RELATAMOS UM POUCO SOBRE O “CANAL DO PANAMÁ”, AGORA ESCREVEMOS SOBRE OUTRA IMPORTANTE VIA MARÍTIMA DO COMÉRCIO MUNDIAL, O “CANAL DE SUEZ”. O INTUITO É DESPERTAR AO VISITANTE DO BLOG A CURIOSIDADE SOBRE ASSUNTOS INTERESSANTES, O APROFUNDAMENTO DA PESQUISA HISTÓRICA FICARÁ A CARGO DOS INTERESSES ESPECÍFICOS DE CADA UM.

A HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA DEMONSTRA QUE A NECESSIDADE DE ATENDER ÀS DEMANDAS DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, IMPELE O HOMEM A CONQUISTAR NOVAS TERRAS, NOVOS HORIZONTES, PARA ISTO, ELE TEVE QUE APRIMORAR, PRINCIPALMENTE SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO, ÀS DISTÂNCIAS DAS CONQUISTAS SE TORNARAM MAIORES.
FOI ASSIM QUE, EM RELAÇÃO À NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, DO REMO, VEIO A PROPULSÃO A VELA, O VAPOR, OS MOTORES A ÓLEO, A ENERGIA NUCLEAR, JUNTO COM A DESCOBERTA DE NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E MEIOS ARTIFICIAIS PARA DIMINUÍREM AS DISTÂNCIAS DE UM PONTO A OUTRO. NESTE CONTEXTO FORAM CONSTRUÍDOS O “CANAL DO PANAMÁ” E  “SUEZ”.
O “CANAL DE SUEZ” LIGA O “MEDITERRÂNEO” AO “MAR VERMELHO” PERMITINDO A NAVEGAÇÃO DA EUROPA A ÁSIA, SEM NECESSIDADE DE PASSAR PELO “CABO DA BOA ESPERANÇA” NO SUL DA ÁFRICA.
NAVIO DE GUERRA ATRAVESSANDO O SUEZ
                  http://viagenslacoste.blogspot.com/2010/06/canal-do-suez-locais-que-deveriamos.html

A IDEIA DE CONSTRUIR ESSA LIGAÇÃO É ANTIGA, MAS COUBE A FRANÇA POR RAZÕES  DE GEOPOLÍTICA, QUE REMONTA A CAMPANHA NAPOLEÔNICA NO EGITO, REALIZAR A OBRA, QUE COMEÇOU EM 1859, CUJA INAUGURAÇÃO OCORREU EM 17 DE NOVEMBRO DE 1869.                                                        
                                               LOCALIZAÇÃO DO "SUEZ
                         http://portugues.vacationstogo.com/cruise_port/Suez_Canal__Egypt.cfm
         
 A EXISTÊNCIA OPERACIONAL DO “SUEZ” FOI CONTURBADA POR CAUSA DAS CONTENDAS QUE ENVOLVERAM ÁRABES, “FRANÇA”, “INGLATERRA” E “ISRAEL”. TENDO SIDO FECHADO EM 1967, DURANTE A GUERRA DOS SEIS DIAS, ONDE “ISRAEL” OCUPOU A “PENÍSULA DO SINAI” E EM REPRESÁLIA O “EGITO” AFUNDOU, PROPOSITADAMENTE, INÚMEROS NAVIOS NO “SUEZ”, OBSTRUINDO A NAVEGAÇÃO. FOI REABERTO EM 1975, APÓS SER CONSOLIDADO O PROCESSO DE PAZ ENTRE “EGITO” E “ISRAEL”.


NA FIGURA A SEGUIR, PERCEBE-SE QUE ÀS MARGENS DO "SUEZ" NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE CONTENÇÃO, VISÍVEL, PARA RETER AREIA OU SEDIMENTOS QUE VENHAM A SER TRANSPORTADOS PARA O INTERIOR DO CANAL PROVOCANDO O SEU ASSOREAMENTO. PRINCIPALMENTE EM PERÍODOS DE TEMPESTADES DE AREIA, TÃO COMUM NESTA ÁREA. TAMBÉM, NÃO SEI SE É REALIZADA ALGUM TIPO DE DRAGAGEM PERIÓDICA PARA MANTER A PROFUNDIDADE DE PROJETO. SE ALGUM VISITANTE TIVER CONHECIMENTO, POR FAVOR, COMENTE, PARA DIRIMIRMOS ESTA DÚVIDA.

                                                    CANAL DE SUEZ
                                       http://www.blogdoatheneu.org/blog/?p=14529


AO CONTRÁRIO DO “PANAMÁ”, O “SUEZ” NÃO TEM IMPEDIMENTO PARA LARGURA DE NAVIOS, EM VIRTUDE DE NÃO POSSUIR ECLUSAS, POIS ESTÁ AO NÍVEL DO MAR, A LIMITAÇÃO SE DÁ NO CALADO. A EXTENSÃO DO "SUEZ" É DE 163 KM, O CALADO MÁXIMO É 15 METROS, SUA LARGURA MÉDIA É DE 365 METROS, SENDO QUE 190 METROS NAVEGÁVEIS, NO INÍCIO AS DIMENSÕES ERAM 52 M E 44 M RESPECTIVAMENTE.


ESSA DISTÂNCIA É PERCORRIDA EM CERCA DE 15 HORAS, A UMA VELOCIDADE DE 14 KM/H. ALÉM DOS ASPECTOS DA SEGURANÇA DO TRÁFEGO MARÍTIMO A VELOCIDADE É LIMITADA PARA NÃO PRODUZIR ONDULAÇÕES QUE VENHAM A DESESTABILIZAR ÀS MARGENS DO CANAL.
                                                  
                     PORTA AVIÕES AMERICANO E SEU GRUPO DE BATALHA - SUEZ
                                           http://www.egito-turismo.com/suez.htm


                                 FRAGATA IRANIANA ATRAVESSANDO O SUEZ
                 http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/navios-iranianos-passam-por-canal-de-suez-no-egito


DO MESMO MODO QUE O “CANAL DO PANAMÁ”, CERCEOU A ROTA DO “CABO HORN”, O “SUEZ” DIMINUI O TRÁFEGO MARÍTIMO NO SUL DA ÁFRICA, “CABO DA BOA ESPERANÇA”, MAS NÃO INVIABILIZOU POIS OS SUPER TANQUES DENOMINADOS VLLC – VERY LARGE CRUDE CARRIER E ULCC – ULTRA LARGE CRUDE CARRIER, NAVIOS ESPECIALISTAS EM TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM NAVEGAR PELO “ SUEZ”. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE ESTE CANAL VEM SOFRENDO OBRAS PARA AMPLIAR SUA ACESSIBILIDADE MARÍTIMA, O QUE PERMITIRÁ TRÁFEGO PARA NAVIOS MAIORES.

A SEGUIR, CLASSES DE NAVIOS TANQUES, VEJAM QUE AS DESIGNAÇÕES  SUEZMAX, PANAMAX, INDICAM QUE ESSES NAVIOS SÃO O LIMITE GEOMÉTRICO QUE PODEM ACESSAR OS RESPECTIVOS CANAIS. NA TABELA VOCÊ PERCEBE QUE O CALADO MÁXIMO PARA O SUEZMAX É DE 16 M, OU SEJA, UM POUCO MAIS DO LIMITE ATUAL DO "CANAL DE SUEZ" DE 15 M.


Petroleum Tankers
ClassLengthBeamDraftTypical Min DWTTypical Max DWT
Seawaymax226 m24 m7.92 m10,000 DWT60,000 DWT
Panamax228.6 m32.3 m12.6 m60,000 DWT80,000 DWT
Aframax253.0m44.2m11.6m80,000 DWT120,000 DWT
Suezmax16 m120,000 DWT200,000 DWT
VLCC (Malaccamax)470 m60 m20 m200,000 DWT315,000 DWT
ULCC320,000 DWT550,000 DWT

ONDE: LENGHT - COMPRIMENTO ; BEAM - LARGURA MÁXIMA; DRAFT - CALADO MÁXIMO; DWT - PESO MORTO.

                                                     SUEZMAX:
                                        http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=3
                                                         VLCC
                                         http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=1

O SUPER PETROLEIRO "KNOCK NEVIS", ANTES CONHECIDO COMO "SEAWISE GIANT", "HAPPY GIANT" E " "JAHRE VIKING" , NOMES ANTERIORES DO NAVIO,  FOI O MAIOR NAVIO DO MUNDO ATÉ HOJE CONSTRUÍDO, FOI DESMONTADO EM 2010 NA ÍNDIA. TINHA 458,45 M DE COMPRIMENTO E CAPACIDADE DE 564,763 TONELADAS MÉTRICAS, SABE QUAL É O CALADO? 24,5 M, EQUIVALENTE A UM EDIFÍCIO DE 8 ANDARES. 

                                             ULCC -"KNOCK NEVIS"                                           
                             http://www.ships-info.info/label-oil-tankers.htm


                          PANAMAX - GRANELEIRO PANAMAX
                                http://www.blogmercante.com/2010/08/caem-precos-de-navios-capesizes/


JOSEMAR

Um comentário:

  1. eo ja min banhei muitou nese canal, agua maravilioza ele e criztalinha comu um boum poti di agua fréska!1!11!

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