Loading...
Loading...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS MISTÉRIOS E LENDAS DA ILHA DO MEDO

                                                                                                                                       
O REPOVOAMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO PELOS EUROPEUS E AFRICANOS - É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ANTES DE QUALQUER COISA, ESSA REGIÃO JÁ ESTAVA HABITADA POR POVOS INDÍGENAS - ALÉM DOS VETORES ECONÔMICOS, TROUXE MUITAS LENDAS E MISTÉRIOS QUE REFORÇAM O IMAGINÁRIO E ACRESCENTA MAIOR VIVACIDADE E RIQUEZA A CULTURA BAIANA.

A ILHA DO MEDO É UM DESSES LOCAIS QUE INCITA A CURIOSIDADE, LOCALIZADA A 1,8 MILHAS OU 3,3 KM DA CIDADE DE ITAPARICA, COMO UMA ÁREA DE 12.000 M², SEU TERRITÓRIO É FORMADO DE RESTINGAS E MANGUEZAIS, NÃO TEM NASCENTE DE ÁGUA DOCE, O QUE DE CERTA FORMA EXPLICA A NÃO HABITABILIDADE DO LOCAL.

                                     ÁRVORE DE MANGUEZAL - ILHA DO MEDO
                                      http://www.panoramio.com/photo/18673173

OS MISTÉRIOS SÃO INÚMEROS, PASSADOS ORALMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS, NÃO SEI SE ESSES FATOS FORAM MOTIVOS PARA ALGUMA  PESQUISA CIENTÍFICA, OU QUEM SABE O ILUSTRE ESCRITOR ITAPARICANO “JOÃO UBALDO” PODERIA CEDER UMAS INFORMAÇÕES A MAIS, OBTIDAS DE SUAS CONVERSAS COM OS MORADORES SOBRE ESSAS “ESTÓRIAS” ASSOMBROSAS DA “ILHA DO MEDO”.

                                                    ILHA DO MEDO
                                       http://www.panoramio.com/photo/18681423

QUANDO CRIANÇA VERANEANDO EM “AMOREIRAS”, A VISÃO AO LONGE DAQUELA PEQUENA ILHA BEM PRÓXIMA DA CIDADE ITAPARICA, AGUÇAVA A MINHA CURIOSIDADE  AINDA MAIS QUANDO OUVIA DOS NATIVOS OS RELATOS PASSADOS DE PAI PARA FILHO, DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, SOBRE OS FANTASMAS DA "ILHA DO MEDO".

                                            MANGUEZAL ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680586

A VERDADE SOBRE O NOME REPOUSA EM VÁRIAS HIPÓTESES:

UMA DELAS FALA SOBRE UM PADRE QUE TERIA SIDO PAGO PARA REALIZAR UMA MISSA EM ITAPARICA E NÃO O FEZ. NAUFRAGANDO DIANTE DA ILHA,  SEU ESPÍRITO AMALDIÇOADO PELA HERESIA FICOU A VAGAR, CHAMANDO EVENTUALMENTE, ÁS  NOITES, PESCADORES PARA PARTICIPAREM DO ATO RELIGIOSO, LIBERTANDO ASSIM SUA ALMA.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680794

OUTROS RELATOS, DE PASSADO MAIS DISTANTE, FALAVAM DE GRITOS E UIVOS OUVIDOS À NOITE POR PESCADORES QUE PASSAVAM AO LARGO, QUE SERIAM DOS HOLANDESES INVASORES DA BAHIA E SEUS ESPÍRITOS QUE FICARAM VAGANDO NA ILHA.

                                              RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                         http://www.panoramio.com/photo/29517060

OS PORTUGUESES DURANTE ALGUM TEMPO USARAM A ILHA COMO DEPÓSITO DE PÓLVORA, FALA-SE QUE CERTA NOITE A GUARNIÇÃO FOI TESTEMUNHA DE FATOS HORRIPILANTES, LEVANDO TODOS, NO OUTRO DIA, ABANDONAREM  SEUS POSTOS SEM NUNCA RELATAREM O QUE VIRAM E OUVIRAM.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/29517170

A EPIDEMIA DE CÓLERA QUE ASSOLOU A BAHIA EM 1855, CEIFANDO INÚMERAS VIDAS, EM ITAPARICA MUITOS DOENTES, PRINCIPALMENTE ESCRAVOS, FORAM LEVADOS PARA A ILHA, LÁ TAMBÉM FUNCIONOU UM LAZARETO, SENDO ENTERRADOS NA AREIA DA PRAIA, SEUS ESPÍRITOS FICAM À ASSOMBRAR ÀS NOITES DA "ILHA DO MEDO".

                                                 ILHA DO MEDO

                                 http://br.olhares.com/ilha_do_medo_foto1928466.html

FALA-SE QUE UM PESCADOR, CERTA VEZ, AVISTOU UMA MULHER FANTASMAGÓRICA SOLTANDO FOGO PELA BOCA, DEPOIS QUE CONTOU SUA VISÃO FICOU SURDO.

OUTRO DETALHE, NÃO TÃO TENEBROSO, CONTA QUE, NA ILHA OS NEGROS FAZIAM TRABALHOS DE CANDOMBLÉ PARA AMEDRONTAR OS BRANCOS, OS  JESUÍTAS ENTÃO SOLTARAM GATOS SELVAGENS POR LÁ PARA ASSOMBRÁ-LOS. VERDADE OU NÃO, HOJE, A ILHA É HABITADA POR ESSES ANIMAIS.

A ILHA DO MEDO FOI TOMBADA EM 1991 E FAZ PARTE DA "ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL" DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS" DESDE DE 5 DE JUNHO DE 1999.O QUE É  DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA ESSE PEQUENO SANTUÁRIO NATURAL. ATOS QUE DEVEM SER ESTENDIDOS  A OUTROS LOCAIS E ILHAS DA NOSSA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS".

 POR ÚLTIMO, OUTRAS CORRENTES DIZEM, QUE A ILHA NÃO TEM NADA DE "MEDO" , SEU NOME ORIGINAL ERA "ILHA DO MEIO", POR ESTAR NO MEIO DO CANAL DE ITAPARICA


JOSEMAR SOUZA SANTOS







6 comentários:

  1. nao sei o que de fato aconteceu lá,o que se ver é uma linda e maravilhosa ilha e tudo isso aqui em nosso estado baiano.

    FERNANDA BARROS

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,
    Percebo que existe interesse em conhecer a ilha, ela é bela mais pode acontecer o imprevisivel, veja: não possui agua potável; não existe sinais de moradores(excessão dos gatos), aí já deixa mistérios. Boa sorte , eu fico por aqui mesmo.
    Ubira.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bem! já ouvir muitas histórias quando ainda era garoto. porém muitas ditas por pescadores. mas acredito que existe um grande mistério. só passando uma noite lá pra ter a certeza. quem vai? Cláudio memeguette

    ResponderExcluir
  4. Muito boa já conhecia a tempos.. esse final de semana acampei lá

    ResponderExcluir
  5. Sou de Itaparica e lembro de avistá-la sempre. Sua visão é mesmo misteriosa. Não sabia que não tinha água doce. Mas o que os gatos bebem, então? rsrs

    ResponderExcluir
  6. A verdadeira estória daIlha do medo é que antigamente as pessoas que tinham lepra eram mandadas para lá e com o tempo a doença avançando cada a vez mais,os leprosos começavam a gritar de dor e os pescadores que passavam por lá escutavam os gritos e deduziam a Ilha era mal assombrada,mas os leprosos pararam de ir para lá e agora só existe as ruínas e os esqueletos ✌

    ResponderExcluir