domingo, 19 de junho de 2011

PRATICAGEM - PORTO PONTA DA MADEIRA



SENHORES


ESTA MATÉRIA, É INTERESSANTE PARA OS QUE OPERAM LOGÍSTICA PORTUÁRIA, POIS RELATA O PLANEJAMENTO ENVOLVIDO PELA PRATICAGEM DO PORTO DA PONTA DA MADEIRA NO MARANHÃO, POR ONDE É ESCOADA A PRODUÇÃO DA JAZIDA DE CARAJÁS, ATRACANDO O MAIOR GRANELEIRO DO PLANETA O " VALE BRASIL ".


                                                   VALE BRASIL
                                                 

VALE BRASIL



VERIFIQUEM A AMPLITUDE DA MARÉ NA BAÍA DE SÃO MARCOS, SÓ PARA COMPARAR AS MAIORES MARÉS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS CHEGAM + - 2,5 M, AS DIMENSÕES DESSA EMBARCAÇÃO TAMBÉM SÃO IMPRESSIONANTES, APESAR DE NÃO SER O MAIOR NAVIO DO MUNDO, TÍTULO QUE DEVE PERTENCER A ALGUM ULCC - ULTRA LARGE CRUDE CARRIER - NAVIOS PARA TRANSPORTE DE ÓLEO CRU.



JOSEMAR SOUZA SANTOS


Noticiário cotidiano - Portos e Logística



Ter, 24 de Maio de 2011 06:59


A embarcação "Vale Brasil", que acaba de quebrar o recorde de maior navio mineraleiro do mundo, realizou com sucesso a sua atracação inaugural ontem (23), no porto de São Luís (MA), de onde partirá no próximo dia 26, rumo à China, transportando 400 mil toneladas de minério de ferro. A operação durou quase cinco horas, de 8h20 até às 13h, quando foi concluída a amarração dos 24 cabos de aço (12 ligados à proa e, os outros 12, à popa).

Segundo o presidente da Associação dos Práticos do Estado do Maranhão, José Roberto Taranto, a manobra foi auxiliada por um rebocador a mais do que seria o usual para navios de grande porte naquela região, totalizando cinco rebocadores, quatro deles com força de 75 toneladas BP (os mais fortes hoje em operação no país).

O "Vale Brasil" havia chegado à zona portuária da capital maranhense em 12 de maio e ficou aguardando o carregamento de minério de ferro em outros navios mineraleiros. Segundo o prático Taranto, além da fila de navios, “a espera de 11 dias deveu-se também ao monitoramento de condições de correntes e marés que fossem o mais favorável possível para esta primeira atracação de um navio tão grande”. De acordo com ele, privilegiou-se um horário diurno de trabalho e a manobra foi feita numa maré de quadratura, que é um pouco mais branda, oferecendo mais conforto e segurança para a atividade. “A costa do Maranhão tem uma das marés mais fortes do mundo, com amplitude que costuma bater os sete metros. No entanto, a atracação do "Vale Brasil" ocorreu  numa maré de quatro metros, com correntes de três a quatro nós, configurando-se num cenário natural menos turbulento.”

O "Vale Brasil"

O "Vale Brasil" é o primeiro de uma frota de sete navios encomendados pela Vale ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul. Tem capacidade para transporte de 400 mil toneladas de minério por viagem, 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e 56 metros de altura até o mastro (o equivalente a um prédio de 22 andares). Entre as vantagens trazidas pelo navio, espera-se o benefício ambiental, decorrente da redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada, e a sensível queda do custo do frete, tornando o minério da Vale ainda mais competitivo no mercado asiático

  

 Revista Portos e Navios

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